Personalize e otimize sua viagem a Berlim (Alemanha)
By Pacelli Luckwü on 25/01/2023Conheça Berlim e a Alemanha com a gente Foram 10 anos de experiência
Ainda era 2011 quando eu e Nicole fomos estudar em Berlim. Logo no começo do curso, recebemos a visita dos nossos pais.
Percebemos que não havia praticamente nada na cidade em português e que naquela época os brasileiros deixavam para conhecer Berlim, e a Alemanha de modo geral, só quando não tinha mais nada pra visitar na Europa.
Como sempre gostamos de História saíamos pela cidade aprendendo tudo sobre ela que era possível através de seus museus, memoriais e ruas.
Decidimos então juntar esse hobby recém descoberto na época com a falta de informação sobre a cidade em português para criar o blog. Quando ele ainda estava com poucos meses, e menos de uma dezena de posts, começaram aparecer interessados querendo muito que a gente acompanhasse para mostrar um pouco do que sabíamos e do que vivenciávamos.
Começamos devagar, mas logo abrimos nossa empresa nessa área, casamos, tivemos filhos e nos naturalizamos. Rapidamente uma década se passou.
Ao longo de 10 anos ajudamos brasileiros (e alguns portugueses) a conhecer Berlim de maneira única, profunda e de acordo com os interesses do grupo.
Tanto que nos orgulhamos dos depoimentos que recebemos dos nossos clientes.
– André Powidzer Já que vocês pediram
E aí quando anunciamos que voltaríamos ao Brasil, muitos seguidores e amigos ficaram desapontados porque não poderiam mais contar com nossa ajuda para conhecer Berlim e a Alemanha.
E de fato, ter a gente como guia vai ser complicado.
Mas daí, a pedidos, passamos a oferecer com mais frequência nosso serviço de consultoria de viagem.
Era algo que a gente fazia esporadicamente, tanto que raramente divulgava a consultoria, mas desde nosso retorno, tenho tentado dedicar um pedaço da agenda (com filhos, sítio, esposa, artigos de jornal e muitos outros afazeres) a ajudar as pessoas a terem uma experiência única em Berlim.
No que a consultoria me ajuda?
Berlim é uma cidade que tem tudo a oferecer pra todo tipo de gente.
Colocando na ponta do lápis, um único dia numa viagem a Europa é caro. Soma aí hospedagem, alimentação, atrativos, dividir o preço das passagens pela quantidade de dias… tá vendo?
Isso significa que cada dia tem que ser bem aproveitado. Você não pode se dar ao luxo de sair de Berlim com a sensação de ter perdido algo interessante pra você.
Então como Berlim tem de tudo pra todo mundo, a consultoria te ajuda a focar no que de fato interessa a você e ao grupo.
Por exemplo:
Você gosta de história mais antiga, de visitar belos palácios, de ver como a nobreza vivia, passear por belos jardins?
Ou talvez se interesse mais pelos temas mais recentes. Segunda Guerra, Terceiro Reich, Guerra Fria, Muro de Berlim.
Você prefere se hospedar em hotéis mais clássicos ou mais modernos? Numa região mais calma ou mais agitada, com bares e restaurantes ao lado?
Gosta de esportes, de pedalar? Eu tenho sugestões excelentes pra você.
Pratica alguma religião? Há lugares incríveis para católicos, para protestantes e, principalmente, para judeus.
Você é engenheiro? Arquiteto? Tem pontos em Berlim que vão te encantar.
Tá indo com criança? Opa. Temos dicas também.
Como funciona a Consultoria
Ela funciona assim. A gente marca um dia e uma hora pra conversar através do seu app de preferência.
A gente passa cerca de uma hora conversando. Por mais que seja uma consultoria, eu, o consultor, também faço muitas perguntas a você.
Claro que eu já tiro todas as suas dúvidas.
Mas eu faço as perguntas exatamente pra conhecer você.
Qual seu hobby? O que você estudou? Quais cidades você conhece e o que gosta nelas? Que línguas você fala? O que espera encontrar em Berlim (Alemanha)?
Todas as respostas vão me dando dicas do que sugerir pra você.
Aí eu vou anotando tudo que eu acho importante. Você pode anotar também as dicas. Mas não se preocupe muito com isso. Como os nomes dos lugares são em alemão (e você provavelmente não fala essa língua) eu mesmo anoto e depois escrevo um relatório com tudo que conversamos.
Deixo tudo escrito pra você. Quase tudo com link de referência.
Depois que eu escrevo e entrego o relatório, ainda temos uma conversa para tirar as dúvidas (mas geralmente deixo meu whatsapp à disposição).
Gostou da ideia?
O nosso serviço de consultoria tem otimizado e personalizado a viagem muitos casais, famílias e amigos.
Marca uma consultoria comigo.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Segue a gente no Facebook e no Instagram também!
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
- Compre suas passagens de trem com a Deutsche Bahn
- Reserve seu hotel pelo Booking.com
- Ganhe créditos ao se inscrever no Airbnb
- Compre ingressos antecipados pela GetYourGuide
- Compre produtos e livros na Amazon
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! 🙂
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... 🙂
Read more10Viaje comigo para a Alemanha
By Pacelli Luckwü on 13/12/2022Sim. Muitos já sabem que voltamos ao Brasil. De vez. Recebemos muitas mensagens se seguidores e amigos dizendo que era uma pena pois não poderiam mais conhecer Berlim através dos nossos olhos.
Bom, a verdade é que ficou de fato mais difícil. Mas não impossível.
Quem nos segue nas redes sociais, principalmente no Instagram e no Telegram, já sabe. Eu, Pacelli, Estou de viagem marcada para a Alemanha em abril de 2023.
E vou levar um grupo de pessoas interessadíssimas em história e em viagem comigo.
E você pode ser uma dessas pessoas.
Qual o roteiro?
Como você pode imaginar, Berlim será a cidade foco da viagem, mas as cidades escolhidas foram pensadas de modo a unir a História Alemã e o aspecto mais prazeroso do turismo.
Vamos às cidades por ordem de visita no nosso roteiro:
Berlim
Não poderia ser diferente. É a cidade na qual vivemos por mais de 10 anos. Nela estudamos, nos formamos, casamos e tivemos filhos. E, claro, boa parte dessa década foi contando a história fascinante da capital alemã para vocês.
Como eu costumo dizer, Berlim é não só a capital alemã, mas a capital do século XX. Pare e pense nos grandes eventos do século no qual você (provavelmente) nasceu.
Primeira Guerra, Período entre guerras, Ascensão do nazi-fascismo, Segunda Guera, Guerra Fria, Muro de Berlim, Queda do Muro.
Percebe que Berlim é o centro de todos esses eventos? Pra entender o mundo no qual vivemos, é importante conhecer toda essa história.
E se for in loco, melhor ainda.
Igreja da Memória Potsdamer Platz Cúpula do Parlamento Alemão Estádio Olímpico Antiga Galeria Nacional O trem da vida e o trem da morte – Memorial na Friedrichstrasse O memorial do holocausto fica no local do antigo Goebels’Palais (Foto: Lucas Reis) O Parlamento Alemão pelo amigo Lucas Reis Potsdamer Platz Portão de Brandemburgo Quedlinburg
É a minha cidade queridinha. Quedlinburg é uma cidade medieval, a primeira capital da Alemanha.
Ela é Patrimônio Cultural da Unesco e tem uma grande quantidade de casas em estilo enxaimel.
Quedlinburg é um dos melhores lugares para aprendermos sobre a História Medieval da Alemanha. Foi lá que Henrique da Saxônia ficou sabendo que havia sido eleito rei da Francônia Oriental (o que entendemos como Alemanha hoje).
É a cidade de Santa Matilde. Mas também a cidade onde o famigerado Heinrich Himmler realizava cultos secretos com seus agentes da SS.
Como Quedlinburg passou incólume pela Segunda Guerra, tudo nela é antigo e original. E charmosíssimo.
Ao fundo a colina do castelo vvv Vista da abadia Abadia de Quedlinburg Igreja do São Nicolau Wittenberg
É sem dúvidas uma das cidades, historicamente falando, mais importantes do mundo. Foi lá que Lutero começou a Reforma Protestante e dividiu a cristandade. O mundo nunca mais seria o mesmo.
Foi na porta da igreja do castelo de Wittenberg onde Lutero pregou suas 95 teses. Nessa mesma cidade, o monge agostiniano foi professor, pregador, revolucionário. Casou, teve filhos, tornou-se um famoso professor.
Em Wittenberg, andaremos pelos passos de Lutero e da Rerforma. Conheceremos não só a vida do reformador, mas também de várias outras pessoas importantes para esse acontecimento.
Não deixe de ler esse meu post completo sobre a cidade de Wittenberg.
Casa de Lutero. Maior museu da Reforma Igreja da cidade Torre da Igreja do Castelo A famosa porta das 95 teses Cômodo da Casa de Lutero Wittenberg é uma bela cidade histórica Dresden
Dresden é a pérola do leste alemão. A sede de uma das mais destacadas famílias nobres da Alemanha, os Wettin. Eles governaram a Saxônia por séculos, foram reis da Polônia e o atual Rei Charles III também descende deles.
Então imagine os palácios e as coleções de arte. Foi em Dresden que um misterioso alquimista descobriu como fazer ouro. Mas não o metal amarelado, e sim o ouro branco do século XVII, a porcelana europeia.
Mas não é só por isso que Dresden é conhecida. Talvez o evento mais marcante da história da cidade seja o bombardeio de fevereiro de 1945, já no final da guerra, quando Dresden foi quase completamente destruída.
Eu escrevi sobre o polêmico bombardeio aqui nesse post.
A experiência de ir a Dresden hoje em dia e ver tudo reconstruído, de maneira idêntica à original, é incrível. E a materialização da capacidade de reconstrução dos alemães, da resiliência desse povo.
Deutsche Fotothek, Fotothek df ps 0000010 Blick vom Rathausturm, CC BY-SA 3.0 DE Dresden hoje Vista de quem sai da Augustusstr.: à esq. o Georgentor, à dir. a Catedral Católica Vista pela galeria do Palácio Zwinger Palácio Zwinger com todo seu enorme acervo O Fürstenzug – Painel de azulejos de Meissen retratando a dinastia Wettin Potsdam
Potsdam é a cidade de residência da monarquia prussiana, da família dos Hohenzollern. Boa parte dos palácios que conheceremos são da época do rei Frederico II, o grande.
Potsdam é uma cidade fundamental para entendermos a mentalidade prussiana fundada pelos seus monarcas, principalmente o Rei Frederico Gilherme I e Frederico II.
A cidade possui palácios belíssimos e grandiosos e um centrinho muito acolhedor.
Em março de 1933, meses após chegar ao poder, Hitler e seu partido fizeram um grande evento em Potsdam, uma grande encenação planejada por Goebbels. Foi um desfile. Primeiro a aristocracia prussiana, velha, antiga, mofada.
Depois marchavam os nazistas jovens e enérgicos. Tudo foi pensado para passar a ideia da continuidade da Prússia no regime nazista. Para mostrar que eles eram uma versão renovada da grandiosidade prussiana.
Potsdam é, portanto, uma cidade imperdível para conhecermos in loco a história alemã.
Sachsenhausen
Como não poderia deixar de ser, visitaremos também um Campo de Concentração.
E não qualquer um, o campo de concentração de Sachsenhausen, um dos mais importantes de todo o sistema de terror nazista, do qual sou guia certificado.
Também já escrevi um post sobre o campo aqui no blog.
Arbeit macht frei (o trabalho liberta)) Bora viajar comigo?
E aí? Se empolgou pra fazer essa viagem de 12 dias comigo? Saindo do Brasil comigo ou se encontrando com a gente por lá.
Me diz aí. Quando que você vai ter a chance de conhecer um país (e ainda mais a Alemanha) com uma pessoa que conhece do assunto profundamente e tem larga experiência mostrando o lugar? E tudo na sua língua materna.
Passando pelos lugares mais importantes de sua história, mais belos e incríveis?
Ainda tá na dúvida?
Então olha os depoimentos das pessoas que conheceram a Alemanha com a gente.
Depoimento do Roberto Justus no seu perfil no instagram Depoimento do Daniel @ducsamsterdam sobre o tour do século XX com o Pacelli Depoimento da Jéssica @degusteseudestino sobre o tour com a gente – André Powidzer Quer viajar comigo? Envia uma mensagem abaixo:
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Segue a gente no Facebook e no Instagram também!
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
- Compre suas passagens de trem com a Deutsche Bahn
- Reserve seu hotel pelo Booking.com
- Ganhe créditos ao se inscrever no Airbnb
- Compre ingressos antecipados pela GetYourGuide
- Compre produtos e livros na Amazon
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! 🙂
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... 🙂
Vacina na Alemanha contra o Coronavírus (Covid-19)
By Pacelli Luckwü on 19/12/2020U.S. Secretary of Defense, Pfizer-BioNTech COVID-19 vaccine (2020) C (cropped), CC BY 2.0 A vacina na Alemanha contra o corona está na porta
Estamos nas vésperas do natal e nas vésperas do início da vacinação contra o Corona vírus na Alemanha.
A Alemanha começa a pandemia como modelo
No início da pandemia, a Alemanha despontava como modelo para o mundo.
E não era pra menos. Ainda em março e abril, o país conseguiu rastrear boa parte das infecções dentro de suas fronteiras.
Em todos os noticiários, víamos que a Alemanha era, e ainda é, o país com a maior quantidade de leitos de tratamento intensivo por cem mil habitantes.
O governo federal foi ágil ao anunciar e executar medidas de apoio às empresas e aos empregados e ao decretar as restrições que visavam achatar a curva de contágio.
Bilhões de euros foram dados às empresas sem que elas sequer precisassem devolver.
Relaxamento das regras
Com o verão, veio também o relaxamento das regras. E todos sentiram um leve retorno à normalidade, mesmo que limitada.
E mesmo com a reabertura parcial das coisas, os números não eram motivo de tanta preocupação. Ao menos não como estão sendo agora, em dezembro.
Retorno das medidas restritivas
A partir do dia 2 de novembro, o governo volta a impor medidas restritivas. Aqui levaram o nome de Light Lockdown.
E ,basicamente, tudo ligado à diversão foi fechado. Restaurantes, cafés, teatros, cinemas, hotéis…
E essas medidas foram justificadas como necessárias, e talvez suficientes, para frear um avanço do contágio do Coronavírus.
Esperava-se que, com a queda da temperatura, o número de infecções cresceria, já que as pessoas tendem a passar muito mais tempo dentro de lugares fechados, como em cafés e restaurantes. Mas, com estes fechados, o problema seria ao menos em parte resolvido.
Forte aumento dos casos
E foi exatamente depois do lockdown light que as coisas começaram a desandar na Alemanha.
Se você olhar qualquer gráfico de mortes no país por conta da doença, verá que no dia 2 de novembro foram 156. No dia 3 de novembro foram 48.
(Você pode conferir esses números em qualquer site. Usei alguns sites em alemão para minhas pesquisas, mas você pode checar na página principal do google só digitanto Corona hoje Alemanha. Ou clicando aqui.)
Hoje, dia 19 de dezembro, às vésperas de natal e às vésperas do início da vacinação, temos dias em que o número de óbitos se aproxima de 1000.
A Alemanha vai perdendo espaço como país modelo no combate ao Corona.
Volta do hard lockdown
Diante dos números crescentes, a Alemanha decretou um lockdown mais severo, o hard lockdown, para o dia 16 de dezembro, às vésperas de natal.
O comércio anunciou, de acordo com o jornal Tagesspiegel, um prejuízo de 12 bilhões de euros. E isso só por terem de fechar entre o dia 16 de dezembro e 10 de janeiro.
Só a indústria dos fogos de artifício, que conta com cerca de 3000 empresas, estima perdas de 130 milhões de euros.
O Estado alemão assume novas dívidas
Para 2020, foram 160 bilhões de euros em novas dívidas. Em 2021 esperam mais 180 bi, para um orçamento gigantesco de 500 bi.
Para ver com mais detalhes esses números, procure no nosso instagram @agendaberlim. No IGTV tem uma live só sobre isso.
Tá. Mas e a vacina na Alemanha? Quando começa? Quem vai tomar?
A vacinação na União Europeia demorou um pouco mais para receber o OK dos órgãos reguladores. Muitas foram as críticas à demora.
Enquanto os EUA, Canadá e Reino Unido já estavam vacinando sua população, a UE ainda fiscalizava a vacina feita por uma empresa, a BioNtech, de um de seus países membros, a Alemanha.
E depois da demora, a aprovação deverá sair agora, de acordo com a RTL, no dia 21 de dezembro.
Mas a vacinação na Alemanha só deve começar no dia 27.
Quem receberá primeiro?
O ministro da saúde alemão, Jens Spahn (CDU), anunciou a divisão.
Serão ao todo 4 Grupos. Sendo o primeiro, Grupo 1 a prioridade máxima.
O Grupo 1 são pessoas com mais de 80 anos e as equipes de unidades de tratamento intensivo.
O segundo grupo são os com mais de 70 anos, pacientes de uma série de doenças e pessoas que têm contato com eles.
O Grupo número 3 são os com mais de 60 anos, pessoas com algumas doenças crônicas, policiais, bombeiros etc.
E o Grupo 4 são aqueles que não pertencem aos anteriores.
Espera-se que até o final do verão de 2021, haverá ampla cobertura da vacina na Alemanha.
E os alemães vão tomar mesmo essa vacina?
Aí é que recomeça o problema. Em abril, cerca de 79% dos alemães se diziam abertos a tomar uma vacina contra o Coronavírus.
Pois eis que em dezembro a porcentagem estimada de alemães dispostos a tomar a vacina caiu para 49%, como relatado pelo jornal Ärzte Zeitung.
Para complementar a preocupação das autoridades, inclusive de Karl Lauterbach, especialista em saúde do partido SPD, a disposição dos profissionais de saúde para tomar a vacina não é muito melhor do que a do resto da população, como relatado no site do Ärzte Blatt.
E no final das contas…
E no final das contas é que se a vacina na Alemanha não funcionar como desejam e esperam os especialistas e autoridades, um sinal estará sendo enviado para o mundo, já que a primeira, e até agora principal, vacina é alemã.
Imaginem só se nem os alemães quiserem tomar sua própria vacina…
Outro grande problema é que para se atingir uma imunidade de rebanho segura, deve-se ter ao menos 70 ou 75% da população vacinada. Muito, mas muito acima dos atuais 49% dos alemães.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Que tal conhecer Berlim com a gente?
Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.
Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!
Não nos perca de vista!
Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.
Segue a gente no Facebook e no Instagram também!
Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?
Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?
Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.
Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:
- Compre suas passagens de trem com a Deutsche Bahn
- Reserve seu hotel pelo Booking.com
- Ganhe créditos ao se inscrever no Airbnb
- Compre ingressos antecipados pela GetYourGuide
- Compre produtos e livros na Amazon
Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.
A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! 🙂
Compartilhe o nosso trabalho:
Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!
Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... 🙂
- 0
Viaje comigo para a Alemanha
- 3
Museu Pergamon
- 5
Transfer Warnemunde Berlim
- 7
Vídeos de Berlim antes da guerra
- 12
Plataforma 17: um memorial aos judeus deportados para os campos de concentração
- 6
Muro de Berlim: 05 locais para ver o famoso muro da cidade
- 8
Guia de Prenzlauer Berg: vem conhecer esse belo bairro de Berlim
- 12
Ruínas da Segunda Guerra em Berlim: onde ficam e o que eram
- 3
Cemitério judeu da Schönhauser Allee
- 3
Memorial da queima dos livros: sutileza e simbolismo lado a lado
- 6
Memorial Soviético
- 5
A bela adormecida: um espetáculo de balé em Berlim