Sim. Muitos já sabem que voltamos ao Brasil. De vez. Recebemos muitas mensagens se seguidores e amigos dizendo que era uma pena pois não poderiam mais conhecer Berlim através dos nossos olhos.
Bom, a verdade é que ficou de fato mais difícil. Mas não impossível.
Quem nos segue nas redes sociais, principalmente no Instagram e no Telegram, já sabe. Eu, Pacelli, Estou de viagem marcada para a Alemanha em abril de 2023.
E vou levar um grupo de pessoas interessadíssimas em história e em viagem comigo.
E você pode ser uma dessas pessoas.
Qual o roteiro?
Como você pode imaginar, Berlim será a cidade foco da viagem, mas as cidades escolhidas foram pensadas de modo a unir a História Alemã e o aspecto mais prazeroso do turismo.
Vamos às cidades por ordem de visita no nosso roteiro:
Berlim
Não poderia ser diferente. É a cidade na qual vivemos por mais de 10 anos. Nela estudamos, nos formamos, casamos e tivemos filhos. E, claro, boa parte dessa década foi contando a história fascinante da capital alemã para vocês.
Como eu costumo dizer, Berlim é não só a capital alemã, mas a capital do século XX. Pare e pense nos grandes eventos do século no qual você (provavelmente) nasceu.
Primeira Guerra, Período entre guerras, Ascensão do nazi-fascismo, Segunda Guera, Guerra Fria, Muro de Berlim, Queda do Muro.
Percebe que Berlim é o centro de todos esses eventos? Pra entender o mundo no qual vivemos, é importante conhecer toda essa história.
E se for in loco, melhor ainda.










Quedlinburg
É a minha cidade queridinha. Quedlinburg é uma cidade medieval, a primeira capital da Alemanha.
Ela é Patrimônio Cultural da Unesco e tem uma grande quantidade de casas em estilo enxaimel.
Quedlinburg é um dos melhores lugares para aprendermos sobre a História Medieval da Alemanha. Foi lá que Henrique da Saxônia ficou sabendo que havia sido eleito rei da Francônia Oriental (o que entendemos como Alemanha hoje).
É a cidade de Santa Matilde. Mas também a cidade onde o famigerado Heinrich Himmler realizava cultos secretos com seus agentes da SS.
Como Quedlinburg passou incólume pela Segunda Guerra, tudo nela é antigo e original. E charmosíssimo.





Wittenberg
É sem dúvidas uma das cidades, historicamente falando, mais importantes do mundo. Foi lá que Lutero começou a Reforma Protestante e dividiu a cristandade. O mundo nunca mais seria o mesmo.
Foi na porta da igreja do castelo de Wittenberg onde Lutero pregou suas 95 teses. Nessa mesma cidade, o monge agostiniano foi professor, pregador, revolucionário. Casou, teve filhos, tornou-se um famoso professor.
Em Wittenberg, andaremos pelos passos de Lutero e da Rerforma. Conheceremos não só a vida do reformador, mas também de várias outras pessoas importantes para esse acontecimento.
Não deixe de ler esse meu post completo sobre a cidade de Wittenberg.






Dresden
Dresden é a pérola do leste alemão. A sede de uma das mais destacadas famílias nobres da Alemanha, os Wettin. Eles governaram a Saxônia por séculos, foram reis da Polônia e o atual Rei Charles III também descende deles.
Então imagine os palácios e as coleções de arte. Foi em Dresden que um misterioso alquimista descobriu como fazer ouro. Mas não o metal amarelado, e sim o ouro branco do século XVII, a porcelana europeia.
Mas não é só por isso que Dresden é conhecida. Talvez o evento mais marcante da história da cidade seja o bombardeio de fevereiro de 1945, já no final da guerra, quando Dresden foi quase completamente destruída.
Eu escrevi sobre o polêmico bombardeio aqui nesse post.
A experiência de ir a Dresden hoje em dia e ver tudo reconstruído, de maneira idêntica à original, é incrível. E a materialização da capacidade de reconstrução dos alemães, da resiliência desse povo.






Potsdam
Potsdam é a cidade de residência da monarquia prussiana, da família dos Hohenzollern. Boa parte dos palácios que conheceremos são da época do rei Frederico II, o grande.
Potsdam é uma cidade fundamental para entendermos a mentalidade prussiana fundada pelos seus monarcas, principalmente o Rei Frederico Gilherme I e Frederico II.
A cidade possui palácios belíssimos e grandiosos e um centrinho muito acolhedor.
Em março de 1933, meses após chegar ao poder, Hitler e seu partido fizeram um grande evento em Potsdam, uma grande encenação planejada por Goebbels. Foi um desfile. Primeiro a aristocracia prussiana, velha, antiga, mofada.
Depois marchavam os nazistas jovens e enérgicos. Tudo foi pensado para passar a ideia da continuidade da Prússia no regime nazista. Para mostrar que eles eram uma versão renovada da grandiosidade prussiana.
Potsdam é, portanto, uma cidade imperdível para conhecermos in loco a história alemã.
Sachsenhausen
Como não poderia deixar de ser, visitaremos também um Campo de Concentração.
E não qualquer um, o campo de concentração de Sachsenhausen, um dos mais importantes de todo o sistema de terror nazista, do qual sou guia certificado.
Também já escrevi um post sobre o campo aqui no blog.



Bora viajar comigo?
E aí? Se empolgou pra fazer essa viagem de 12 dias comigo? Saindo do Brasil comigo ou se encontrando com a gente por lá.
Me diz aí. Quando que você vai ter a chance de conhecer um país (e ainda mais a Alemanha) com uma pessoa que conhece do assunto profundamente e tem larga experiência mostrando o lugar? E tudo na sua língua materna.
Passando pelos lugares mais importantes de sua história, mais belos e incríveis?
Ainda tá na dúvida?
Então olha os depoimentos das pessoas que conheceram a Alemanha com a gente.













Quer viajar comigo? Envia uma mensagem abaixo:
Quem sou eu: Pacelli Luckwü
Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.6 Comments
-
Muito legal saber que existe a opção de viajar com vocês! Sempre tive interesse em conhecer mais brasileiros para viajar no exterior, e tive a oportunidade de conhecer alguns da Europa, como Irlanda e Itália, mais especificamente Milão e Dublin…e gosto muito de viajar e me aventurar por novos locais. E foi por isso que comecei a trabalhar com a Cafezinho, um app que facilita se conectar com outros BRs nesses lugares do exterior, é muito interessante por ter diversas pessoas para conhecer e ter companhias, que podem melhorar muito minhas viagens. E algumas delas sempre comentam sobre esses locais, muito bacana!
-
Muito legal saber que existe a opção de viajar com vocês! Sempre tive interesse em conhecer mais brasileiros para viajar no exterior. E a Alemanha sempre foi um destino desejado, principalmente os museus.
E foi por isso que comecei a trabalhar com a Cafezinho, um app que facilita se conectar com outros BRs nesses lugares do exterior, é muito interessante por ter diversas pessoas para conhecer e ter companhias, que podem melhorar muito minhas viagens. E algumas delas sempre comentam sobre esses locais, muito bacana!
-
Muito legal saber que existe a opção de viajar com vocês! Sempre tive interesse em conhecer mais brasileiros para viajar no exterior. E a Alemanha sempre foi um destino desejado, principalmente os museus.
E foi no Cafezinho que eu conheci alguns brasileiros para ir viajar mais pela Europa. Um app bem legal, porque ficava muito receoso de não conhecer ninguém por lá. Espero que eu tenha oportunidade de voltar e pode conhecer por aí.
-
Muito legal saber que existe a opção de viajar com vocês! Sempre tive interesse em conhecer mais brasileiros para viajar no exterior. E a Alemanha sempre foi um destino desejado, principalmente os museus.
E foi no Cafezinho que eu conheci alguns brasileiros para ir viajar mais pela Europa. Um app bem legal, porque ficava muito receoso de não conhecer ninguém por lá. Espero que eu tenha oportunidade de voltar e pode conhecer por aí.
-
g3frp8
-
2n8ef5