Por conta do Covid-19, partido de Angela Merkel cresce em popularidade

Por conta do Covid-19, partido de Angela Merkel cresce em popularidade
O infame Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, boa parte da economia alemã parou e foi fortemente prejudicada.

Mas, como de costume, há os ganhadores. Os fabricantes de papel higiênico viram a demanda por seus produtos explodir (mesmo o Coronavírus só causando diarréia raríssimamente), assim como algumas grandes empresas de compras online e, claro os supermercados, que tiveram faturamento 70% maior.

Entretanto, não só o mundo da economia foi chacoalhado. O mundo político tem passado por reviravoltas.

Partidos tradicionais antes do Covid-19

Antes de toda a história com o Coronavírus, os partidos mais tradicionais da Alemanha, chamados Volkspartei (partidos populares), caíam nas intenções de votos praticamente a cada mês desde as eleições de setembro de 2017.

SPD

O partido SPD (Social Democrata), de centro-esquerda que formou coalizão com o CDU de Angela Merkel, chegou a amargar 11% da preferência do eleitorado numa pesquisa feita em dezembro de 2019.

Essa porcentagem de votos para um partido que elegeu alguns dos chanceleres mais importantes do país é um péssimo resultado.

E a cada eleição estadual, o SPD caía cada vez mais nos últimos anos.

CDU/CSU

A união CDU/CSU (Democratas cristãos), de centro-direita, também sofreu bastante nos últimos anos.

Esse é o principal partido alemão, que mais elegeu chanceleres.

A CDU é o partido que governou o imediado pós-guerra na Alemanha, tendo Konrad Adenauer como líder, o partido que, com Ludwig Erhardt, promoveu a milagre econômico alemão e que, a partir de 1989, com a queda do muro de Berlim, foi o principal responsável pelo sucesso da unificação alemã na figura de Helmut Kohl.

Entretanto, nos últimos anos, o partido vinha caindo muito na aprovação dos eleitores. Imagine um partido que sempre rondou os 40% dos votos, de repente cair para 24%. Uma queda muito drástica. E não faz muito tempo, foi no ano passado, em 2019.

Falava-se muito na imprensa daqui sobre o fim dos Volkspartei, os partidos mais populares.

E em quem ganhou com a queda dos Volkspartei?

Olhando as inteções de voto, vemos um achatamento dos partidos de centro. As pontas crescem.

O partido de direita, o AfD (Alternativa para Alemanha, é bem recente, criado em 2013.

Apesar de todas as polêmicas nas quais se envolve, sendo uma de suas alas claramente envolvida com o nacionalismo radical, chegou a ter 16% de inteções de voto.

O AfD, um partido de 2013, e o SPD, o mais antigo da Alemanha e que já governou o país, chegaram a encostar um no outro!

Outro partido que, até a disseminação do Covid-19 tinha se saído como grande vencedor foi o partido verde o Grüne.

O partido foi muito ajudado pela insatisfação do eleitorado com os partidos tradicionais e, principalmente, pelo fato da importância dada à pauta ecológica.

Falou-se muitas vezes por aqui que o Partido Verde poderia se tornar um novo Volkspartei.

No ano passado, o Grüne chegou a bater 27% dos eleitores pesquisados! E isso para um partido que até 2017 dava saltos de alegrias se chegasse aos 10%.

O que alterou com o Covid-19?

Tudo!

Grosso modo, o que explica grande parte da mudança é a alteração da pauta.

Se antes o Partido Verde ganhava com pauta ecológica e o AfD com os problemas migratórios, agora a pauta é saúde e economia.

Hoje a população vê o ministro da saúde Jens Spahn, do CDU, na imprensa todo dia. As pessoas reconhecem o bom trabalho dele.

As pessoas percebem que, por mais que a situação seja difícil, a Alemanha tem bons números a mostrar.

Mas além de tudo isso, um fator difícil de contabilizar, porém não deve ser desprezado é que em momentos de crise, a população tem preferência por quem tem mais experiência, no caso o CDU/CSU.

Uma notinha aqui. O CSU é um partido irmão do CDU, só que apenas na Baviera, e o governador desse estado, Marcus Söder tem se saído como grande vencedor político de toda essa história, pois tem feito um bom trabalho e tem aparecido bastante.

E como tá o cenário político agora?

Eu fiz uma tabelinha me utilizando de dados do Forsa Umfrage que faz pesquisas frequentemente simulando se as eleições federais alemãs fossem hoje.

E olha só o resultado:

Por conta do Covid-19, partido de Angela Merkel cresce em popularidade
Por conta do Covid-19, partido de Angela Merkel cresce em popularidade

Eu basicamente comparei os dados de fevereiro desse ano com abril. E olha só a diferença em tão pouco tempo.

Podemos dizer que mesmo em períodos de crise, como a que estamos vivendo agora, sempre há quem ganhe, sejam alguns setores específicos da economia sejam alguns partidos políticos, eu arriscaria dizer que o mais experiente.

É claro, porém que o CDU está sendo visto como um partido que está dando as respostas certas e de maneira ágil, caso contrário, mesmo com toda experiência governando a principal economia da Europa, não teria subido tanto no conceito do eleitorado.

Resta esperar para ver se essa tendência se mantém ou se vai desaparecer junto com a crise do Covid-19.

Quem sou eu: Pacelli Luckwü

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.