Páscoa na Alemanha: vem conhecer os costumes alemães

Já vivi diferentes celebrações da Páscoa na Alemanha: já tive que caçar ovos de galinha enterrados pelo jardim, acender fogueira como se fosse São João no Nordeste e passar 3 horas de frio em uma igreja medieval toda escura.

Cada um desses costumes tem um sentido diferente e interessante; e isso me inspirou a escrever esse post para vocês. Vem comigo!

Páscoa na Alemanha

A Páscoa aqui é celebrada não só no sentido cristão, mas também é uma celebração da chegada da Primavera.

Os povos germânicos já possuíam ritos de celebração em comemoração ao fim do inverno e início da estação mais quente.

Alguns desses costumes foram posteriormente incorporados ao ritual cristão de comemoração da ressurreição de Cristo – e o que você vai ver por aqui é uma salada mista de elementos culturais.


 A missa de Páscoa na Alemanha

A primeira missa de Páscoa que eu fui aqui na Alemanha foi durante a viagem que fizemos à região do Reno. Eu sabia que havia algo especial nessa missa, mas não tinha ideia de como era.

A que fomos nessa Abadia aí na região do Reno foi incrível – apesar do frio que estava fazendo lá dentro.

A celebração começa à noite, por volta das 22h/23h. Acende-se uma fogueira em frente à igreja e todos ficam em volta. A vela pascal é acesa com o fogo dessa fogueira e a partir da vela pascal todos vão acendendo suas velas.

A igreja fica toda escura e só é iluminada com as luzes das velas. Todos reunidos na Igreja, inicia-se um rito de cantos de salmos e orações – o que no caso da Abadia foi ainda mais belo, pois as freiras cantavam como anjos. Em muitas igrejas é o coral que toma à frente dos cânticos.

Provavelmente existe da mesma forma no Brasil, mas eu não conhecia e vi que é a celebração comum da Páscoa nas Igrejas Católicas aqui. Algumas igrejas fazem cedinho no domingo, por volta das 04h da manhã.

Se você tiver aqui na Alemanha nessa época, com certeza vale a pena ir a uma igreja na noite de Páscoa e presenciar esse ritual belíssimo.


A fogueira de Páscoa

Como falei acima, a fogueira de Páscoa é acesa na frente das igrejas e a partir dela é acesa a vela pascal. Mas não é só na celebração cristã que existe a fogueira.

As famílias também celebram a Páscoa acendendo uma fogueira e festejando em volta dela. Esse rito vem ainda da época pagã na qual acreditava-se que o fogo espantaria o inverno.

Eu nunca tinha visto isso em Recife. Fogueira pra mim era na celebração de São João (quando aqui não tem nada disso).

Imagine então a minha surpresa quando no meu segundo ano de Alemanha eu vou para fazenda de uma amiga e percebo o esforço de todos para fazer uma fogueira enorme e celebrar a Páscoa?

Fogueira de Páscoa na Alemanha

A nossa primeira fogueira de Páscoa, em Bergkamen

Mas antes que você se empolgue pra acender sua fogueira na Páscoa por aqui, a maioria das cidades proibiu esse costume para evitar incêndios. Entretanto nas cidades menores e fazendas ainda é muito comum.


Na sexta-feira santa é proibido dançar

O feriado de Páscoa aqui, diferente do Brasil, vai até a segunda-feira, aqui chamada segunda de Páscoa.

Mas o que eu acho mais interessante é o feriado da sexta-feira santa, que representa o dia da paixão de Cristo. Neste dia, rege a lei do silêncio aqui na Alemanha e é proibido qualquer tipo de festa.

Nenhum tipo de celebração em público é permitida: nem ópera, concertos, festas de empresas, festivais, boates, nada.

Nos estados de maioria católica, o “Tanzverbot” ou “proibição de dançar” vale durante todo o feriado de Páscoa (quinta, sexta e sábado). Mas especialmente na sexta é uma proibição nacional.

Cada estado pode, entretanto, delimitar o horário da proibição. Berlim, como era de se esperar, é o estado com a mais leve proibição que tem: vale das 04h às 21h. Depois disso, todo mundo tá liberado pra festejar como quiser.

Em todos os demais estados, com exceção apenas de Bremen e Hamburgo, a proibição é pro dia inteiro. Na Wikipedia tem uma tabela mostrando o Tanzverbot em todos os feriados e por estado.


A decoração de Páscoa nas cidades e casas alemãs

A Páscoa aqui é quase tão bem decorada quanto o Natal. E essa foi uma das primeiras coisas que eu percebi no meu primeiro ano por aqui.

Logo depois do Carnaval (às vezes até antes), em todas as lojas de decoração, lojas de quinquilharias e supermercados aparecem várias prateleiras só de decoração pascal.

Coelhinhos, cordeiros, ovinhos, tudo muito bonitinho… as casas ficam umas gracinhas.


O ovo é de galinha e o chocolate em forma de coelho 

Ficou meio confuso?

Mas é isso mesmo. O ovo mais comum aqui na celebração de Páscoa é mesmo o ovo de galinha.

Na minha primeira Páscoa aqui na Alemanha eu tive que esvaziar vários ovos por um buraquinho pequeno para ficar com a casca mais ou menos inteira. E aí pintamos as cascas e penduramos nas árvores do jardim e nos vasinhos dentro de casa, fica bem bonitinho.

Páscoa na Alemanha

Você vai ver isso por toda a Alemanha nesse período.

Além de usar para a decoração, os ovos de galinha também são consumidos no domingo de Páscoa.

O costume é cozinhar os ovos, pintá-los e escondê-los. No domingo de Páscoa, as crianças saem a procurar os ovinhos. Como vocês podem imaginar, o típico café da manhã do domingo de Páscoa envolve muitos ovos cozidos.

E a questão do ovo cozido não é só um costume praticado por quem tem criança em casa.

Lembro até hoje que na minha primeira Páscoa aqui na Alemanha eu fiquei sem entender porque, após pagar as compras no caixa do supermercado, eu recebia um ovo cozido pintado. Na época até nem entendia se o ovo estava cru ou cozido, kkk.

A tradição de cozinhar e pintar os ovos tem origem no costume de suspender o consumo de carne e ovos durante a quaresma.

Para que os ovos não estragassem, eram cozidos e pintados de vermelho para serem diferenciados dos ovos frescos. No domingo de Páscoa os ovos cozidos – e pintados – poderiam ser consumidos. A tradição se mantém até hoje.

O chocolate claro que também faz parte da Páscoa na Alemanha, mas já é um costume que chegou nos tempos atuais.

Aqui o formato mais comum do chocolate é de coelhinho. Ovos de Páscoa, como a gente conhece no Brasil, não é muito usual não. O máximo que dá pra encontrar são uns mini ovinhos ao redor dos coelhos de chocolate.

https://www.instagram.com/p/BDIsN4WsR5B/

Curtiu os costumes de Páscoa na Alemanha? Também escrevi um post com tradições natalinas, regras para não fazer feio quando convidado a uma casa alemã e outros posts sobre costumes alemães por aqui 😀

Fontes usadas: Deutsche Welle, MeineStadt.de, Wikipedia e minha experiência por aqui… portanto, certeza que existem outros costumes praticados durante a Páscoa na Alemanha e que eu não mencionei por não ter vivido. Acrescenta aqui nos comentários se você souber de mais algum! 😉

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

29
2

2 Comments

  1. Marcia 17/04/2017 Reply

    Parabens pelos posts.

    Estou pela primeiro vez na Alemanha nested periodo.

    Pena q nao fui na missa de Pascoa.

    Estou retorno do agora. Passei por:

    1. Frankfurt
    2. Bamberg
    3. Passau
    4. Viena
    5. Prien am Cheimsee
    6. München
    7. Obermmergau
    8. Fussen
    9. Konstanza
    10. Darmstadt
    11. Frankfurt

    Bj

    • Author
      Nicole 21/04/2017 Reply

      Que bacana, Marcia! Uma grande viagem 🙂
      Obrigada por passar por aqui!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*