Museus em Berlim: quais tickets e como comprar

Museus em Berlim

São mais de 170 museus em Berlim. É realmente uma cidade com uma oferta cultural enorme.  E isso excluindo memoriais e demais pontos de visitação.

É claro que não dá pra conhecer tudo numa única visita.

Exatamente por isso é importante ter uma estratégia para a visita dos museus em Berlim. Caso contrário, pode ficar um gosto de quero mais amargo, o vulgo arrependimento – sim, infelizmente já vimos isso em alguns visitantes da cidade.

Aqui eu te ajudo a escolher, entre os diversos ingressos disponíveis para os museus em Berlim, aquele que mais vale a pena.

Vem comigo.

Ilha dos Museus Alte National Galerie

Alte National Galerie na Ilha dos Museus ©Lucas Reis

 

Os órgãos de turismo de Berlim ajudam com passes de museus 

Sabendo desse probleminha de escolha, os órgãos de turismo da cidade criaram uma série de cartões e passes para facilitar a nossa vida.

Há por exemplo o Welcome Card, o cartão diário da Ilha dos Museus e o Museum Pass.

O Museum Pass costuma ser o mais vantajoso, mas deixa eu explicar o que é cada um deles primeiro.


O Berlin Welcome Card: transporte público e museus

O Welcome Card é um cartão que dá direito ao transporte público da cidade por alguns dias (entre 2 e 6 dias). Ele também dá desconto em uma série de atividades, inclusive para museus em Berlim pela mesma duração.

Como eu disse, ele dá desconto aos museus, não à entrada completa. Você só terá direito à entrada nos museus da ilha e isso caso compre o Welcome Card já com a Ilha dos Museus inclusa.

A enorme vantagem é que com ele você pode perambular pela cidade sem problema, desde que respeite as zonas e o prazo de utilização do cartão. E, claro, o preço pode variar muito de acordo com o tempo que você vai passar na cidade. Varia de € 19,90 até € 46,00. 

Quanto às zonas é o seguinte. Quase tudo que você faz em Berlim fica dentro da região AB. Na zona C, dos pontos de interesse mais comuns, só ficam a cidade de Potsdam, o Campo de Concentração de Sachsenhausen e o aeroporto Schönefeld. Até o aeroporto Tegel fica dentro da AB.

Para deixar mais mastigado para você eu fiz uma tabelinha:

Welcome Card Museus Berlim

Opções do Welcome Card

E você pode comprar tudo online, com segurança e sem estresse. É só dar uma olhada na página da visitBerlin, o órgão de turismo da cidade de Berlim lá na plataforma de vendas de ingresso da GetYourGuide.

Chegando no aeroporto é só ir no ponto de informação turística com o voucher impresso e trocar pelo cartão.

O mais importante é você dar uma olhada nas atividades para as quais o Welcome Card dá desconto. Mas já adiantando, ele cobre os principais museus em Berlim. É você que tem que decidir se e qual vale mais a pena.


Para ir aos museus em Berlim, há opções mais baratas

museus em berlim ilha dos museus

Desvendando a Ilha dos Museus ©Lucas Reis

As opções mais baratas são de passes que não incluem o transporte, como no caso do Welcome Card.

Se você está hospedado no centro da cidade, você não precisará tanto do transporte público para visitar os principais museus.

Uma dessas opções é o ingresso de um dia para a Ilha dos Museus.

Ele vale bastante a pena se você quiser passar o dia inteiro somente nos cinco museus da ilha. Aqui você pode ver quais são.

Para você ter uma ideia, somente para entrar no Pergamon e no Neues Museum, você já pagaria 24 euros se comprasse de forma independente.

Já o passe de um dia, que dá direito a todos os cinco, você compra por 18 euros na entrada de qualquer um dos museus da Ilha.

Mas, só pra avisar: a visita a cada um dos cinco museus da ilha demanda facilmente algumas horas. Eles são enormes. Esse ticket é legal, mas, pra muitas pessoas, seria informação demais num dia só.

Mais uma vez, você é quem tem que avaliar.


Museum Pass Berlin: o nosso preferido

museus em berlim ilha dos museus

Altes Museum na Ilha dos Museus ©Lucas Reis

Explico: Essa é uma opção um pouco mais cara do que a anterior.

O ticket de 1 dia, somente pela ilha dos museus, custa 18 euros. O Museum Pass custa 29 euros, mas dá direito a entrar (não é desconto como no caso do Welcome Card) em mais de 50 museus – e isso em 3 dias.

Em resumo é 1 passe de 3 dias que custa 29 euros e dá direito a mais de 50 museus em Berlim. É um sonho para qualquer um que curte museus.

Já que com o Museum Pass você tem 3 dias para visitar os museus em Berlim, dá pra combinar um passeio por um bairro e um ou dois museus num dia. No outro dia você vai a uma feira ou mercado e, ao final do passeio, visita mais um museu. E por aí vai.

É um passe mais flexível e que dá direito a mais museus pela diferença de 6 euros. Antes de comprá-lo você pode dar uma olhada na lista de alguns museus aos quais ele dá acesso.

E você também pode comprá-lo online através da nossa parceira GetYourGuide, cujo serviço recomendamos. O valor do passe é exatamente o mesmo se comprado direto nos escritórios de turismo – com a vantagem de já tê-lo em mãos ao chegar na cidade.


Então sempre vale a pena o Museum Pass de 3 dias?

Não. Ele é o nosso preferido porque na grande maioria dos casos é o que vale mais a pena.

Você pode estar hospedado longe do centro. Ou você pretende usar muito o transporte público e os museus não serão a prioridade da visita. Nesse caso, normalmente, o Welcome Card é o mais vantajoso.

Se você tem somente dois dias na cidade, por exemplo, e quer usar um dia inteiro para a ilha dos museus, a segunda opção é o ideal.

Mas, se você quer visitar vários museus, com mais calma, combinando com outras atividades por exemplo, nós achamos o Museum Pass o melhor. Normalmente o visitante passa de 3 a 5 dias em Berlim. O Museum Pass de 3 dias é feito realmente pensando nisso.

Fontes:
berlin.de
GetYourGuide.com.br
smb.museum

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

1 Comment

  1. Viajento 28/06/2017 Reply

    Sempre vou a museus nas minhas viagens e adorei as dicas de Berlim!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*