III Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros: um relato completo

Eu, Claudia e Pacelli tínhamos um desafio: recepcionar 60 blogueiros brasileiros na capital alemã. Hoje, três dias após o término do nosso evento, poeira baixada e voz resgatada, posso dizer que foi um sucesso.

Sim, nós conseguimos receber essa galera todinha aqui :) (©Felipe Minnicelli)

Sim, nós conseguimos receber essa galera todinha aqui 🙂 (©Felipe Minnicelli)

Muitos de vocês acompanharam o evento através da hashtag #IIIEEBB2016 no Facebook e no Instagram e por lá vi vários de vocês pedindo para compartilharmos mais detalhes para que também se sentissem parte.

Que bom que vocês também querem se sentir no III EEBB.

Vem comigo, vai ser um prazer te explicar tim-tim por tim-tim o que aprontamos nesse fim de semana aqui em Berlim.


Sexta, 11.11


Passeio pelo bairro de Kreuzberg

Foto: Felipe Minnicelli

Foto do nosso fotógrafo-parceiro Felipe Minnicelli – você pode fazer uma sessão de fotos com ele aqui em Berlim!

Como a programação oficial do encontro iniciaria no sábado com as palestras, muitos blogueiros começaram a chegar na sexta-feira. Aqueles que puderam chegar na parte da manhã tiveram a oportunidade de se juntar ao grupo em um passeio pelo bairro de Kreuzberg.

Saímos em cerca de 20 pessoas em direção ao bairro mais populoso de Berlim. O ônibus estava lotado, mas chegamos lá. O choque é grande: Kreuzberg é bem diferente do centro de Berlim, a grande maioria dos blogueiros nunca havia pisado ali.

Fomos à famosa feira turca na Maybachufer no vizinho distrito de Neukölln e caminhamos pela região do Kottbusser Tor e Admiralbrücke. Essa região é a que apresentamos neste post aqui: Kreuzberg é bem mais do que arte de rua – e também a que costumamos levar os nossos clientes que querem sair do centro turístico e optam por passeios guiados nos bairros da cidade.


Confraternização na microcervejaria do The Circus Hostel

Para quem estava passeando por Kreuzberg comigo, bastou me seguir em direção ao Circus Hostel. O hostel abriu a sua microcervejaria 1h mais cedo para aproveitarmos o local sozinhos.

Ao longo da noite mais blogueiros foram chegando e às 20h a microcervejaria já estava lotada. A cerveja de lá é maravilhosa: Pacelli já escreveu um post sobre o Circus Hostel, sua microcervejaria e sua cerveja aqui.

Neste momento já éramos quase todos – e o clima de reencontros pairava no ar. Para mim bastou olhar aqueles blogueiros ali, bebendo, conversando, sorrindo, se abraçando… e uma sensação de dever cumprido ia me preenchendo aos poucos.

Lembrar que um dia eu estava ali conversando com a gerência do hostel e da cervejaria, apresentando a nossa ideia, depois trocando e-mails para realizá-la… e de repente quase 50 blogueiros estavam de fato ali realizando tudo aquilo. E adorando!

Pacelli, eu e Claudia aproveitando o clima gostoso do início do encontro tão planejado por nós

Pacelli, eu e Claudia aproveitando o clima gostoso do início do encontro tão planejado por nós. (©Felipe Minnicelli)

É, o fim de semana vai ser longo e cheio de boas sensações, assim eu esperava… e assim foi.


Sábado, 12.11


Dia de Palestras na Microsoft Berlin

Sim, o nosso local de palestras foi nada mais nada menos do que a Microsoft Berlin, no centro histórico da cidade. ;)

O nosso local de palestras foi nada mais nada menos do que a Microsoft Berlin, no centro histórico da cidade. 😉 (©Felipe Minnicelli)

O sábado era o único dia inteiro oficial e obrigatório do III EEBB. A ideia do EEBB é trocar experiências, aprender, crescer e se unir. E é por isso que nós escolhemos fazer do sábado um dia inteiro de palestras.

À primeira vista pode soar maçante, mas o dia passou muito rápido. E isso se deve ao nosso time de palestrantes, todos blogueiros participantes do EEBB, e ao grupo como um todo que soube interagir e aproveitar a oportunidade de aprendizado e troca – por isso deixamos bastante espaço para perguntas.

O local era o moderno espaço Microsoft Atrium da Microsoft Berlin que gentilmente nos cedeu o ambiente, a técnica e o Fabian – um rapaz solícito que nos ajudou sempre que precisávamos (e, apesar de blogueiros, não foram poucas as vezes em que o Fabian foi chamado, rs).

Claro que tivemos duas pausas para o típico café e bolo e uma pausa grande de almoço, então tempo para conversar e esclarecer as ideias também tinha. 😉

Vou contar a vocês um pouquinho sobre cada palestra e apresentação para vocês se sentirem por dentro de tudo.

Profissionalização do Blog – por Daniel Duclos

Daniel Duclos no III EEBB (©Claudia Boemmels)

“Quem eu sou influencia no que o Ducs Amsterdam é”, Daniel Duclos no III EEBB (©Claudia Boemmels | Brasileiros Mundo Afora)

Começamos o nosso dia de palestras com o experiente blogueiro Daniel Duclos, autor do Ducs Amsterdam. Ele já trilhou o seu caminho rumo à profissionalização há alguns anos e nunca negou estender a mão em ajuda aos blogueiros em busca do mesmo objetivo.

No III EEBB, Daniel nos apresentou 10 passos rumo à profissionalização: assuma o seu sonho, trate o seu blog como empresa desde o dia 1, crie metas e trace planos, aja como profissional, formalize quando for a hora, busque parceiros que queiram crescer com você, gerencie seu tempo (ou enlouqueça), crie uma equipe, use a força do blog (a união) e não esqueça a sua paixão.

Nosso grupo era bem misturado, tínhamos desde blogs pequenininhos que ainda não tinham muita ideia para onde ir, a blogs já estabelecidos há alguns anos. Ainda assim, todos tiveram a oportunidade de aprender lições importantes com a palestra do Daniel.

Eu, por exemplo, senti-me ainda mais estimulada a delinear metas claras e estratégias para alcançá-las, bem como a cumprir as lições de gerenciamento de tempo para não enlouquecer.

Também achei muito importante os pontos legais e formais que o Daniel citou, como cumprir a lei de cookies, citar fontes, tomar cuidado com as críticas abertas e informações fornecidas no seu blog. Se você quer ser profissional – ou até mesmo só ter um blog como hobby – terá que tomar cuidado com isso.


A visitBerlin dá as boas vindas

Christian Tänzler, o diretor de imprensa da visitBerlin, nos deu as boas vindas com muito bom humor. A visitBerlin é a associação de turismo de Berlim – uma empresa privada que representa oficialmente a cidade e também patrocinadora do III EEBB.

Ele e a Julia Rautenberg, também funcionária da visitBerlin, mostraram o quanto o turismo tem crescido por aqui, a participação dos turistas brasileiros e a importância do turismo.

Eles deixaram um ar de curiosidade pairando no ar ao acabar sua breve apresentação com o vídeo oficial da nova campanha da cidade:

Berlim tem eventos culturais suficientes para 24h do dia, 365 dias por ano. Acho que todo mundo ficou com gostinho de quero-mais, rs.


SEO – por Erick Weicker

Erick mandando ver no palco da Microsoft Berlin ©Felipe Minnicelli

“80% são coisas simples que podemos fazer, 20% é mágica e unicórnio”, diz o Erick sobre SEO (©Felipe Minnicelli)

O Erick é autor do blog Euro Dicas e foi a grande revelação do palco do III EEBB. De forma muito simples, ele conseguiu destruir vários monstros nas cabeças dos nossos blogueiros em relação ao técnico tema do SEO.

Erick trabalha com essa temática e se mostrou super didático ao ensinar dicas práticas de como melhorar o nosso posicionamento no Google.

Entre elas a importância de renomear as imagens antes de subi-las ao blog, a escolha e uso da palavra-chave no texto e título do post, o uso de URLs amigáveis e títulos H1, H2 e H3, bem como a importância de atualizar os posts mais ou menos a cada 6 meses.

Todo mundo ficou bem empolgado para seguir as orientações do Erick, isso deu para sentir. Agora ninguém nos segura! 😉


GetYourGuide apresenta o seu programa de afiliados

A simpática Denisa nos apresentando a GetYourGuide (©Felipe Minnicelli)

A simpática Denisa nos apresentando a GetYourGuideFelipe Minnicelli)

A Denisa é gerente de projetos da GetYourGuide, a empresa de venda de ingressos líder aqui na Europa. Eles valorizam bastante o trabalho conjunto com blogueiros e aceitaram na hora o convite para patrocinar e participar do III EEBB.

Ela nos mostrou brevemente como funciona o programa de afiliados da GetYourGuide e quais são as vantagens para nós, blogueiros, e, claro, para os nossos leitores. A gente já é afiliado e cliente da empresa e por gostar deles é que nos aproximamos em busca de apoio.

Logo após a apresentação da GetYourGuide tivemos um almoço delicioso patrocinado por eles. E assim os blogueiros tiveram um tempo para interagir de forma mais pessoal com a Denisa e tirar suas dúvidas em relação ao trabalho com a empresa berlinense.

O almoço tava muito gostoso.


Produção de conteúdo – por Priscila Roque e Rafael Boro

O simpático casal Cultuga nos dando dicas sobre produção de conteúdo ©Felipe Minnicelli

“Dar um conjunto de copos que seja bonito”, o casal Cultuga nos ensinando a importância da utilidade na produção do conteúdo (©Felipe Minnicelli)

Priscila e Rafael são o casal Cultuga. Os dois são jornalistas e hoje vivem inteiramente do seu projeto conjunto, um blog sobre Portugal com ponto forte em Cultura.

Apresentando um vasto conteúdo em seu site, o casal aceitou o desafio de nos passar dicas sobre produção de conteúdo. A palestra deles abrangeu desde escolha de pauta até uso de imagens.

Eles nos ensinaram algumas técnicas para definir pauta e para elaborar o conteúdo de forma útil, que atraia a curiosidade e que traga aproximação com o leitor. Nesse ponto, é imprescindível conhecer o seu leitor e saber bem do que ele gosta.

Uma observação muito importante que os dois fizeram é a de checar as informações escritas nos posts – uma dica deles é gravar as conversas com as pessoas que fornecerão as informações.

Ah e aprendi com a Priscila que devo tomar mais banhos pra ter várias boas ideias… rs


Realização de projetos com parcerias – por Juliana Guimarães e Rita Branco

Juliana e Rita trouxeram dicas e muitas risadas ©Felipe Minnicelli

“Não peça parceria, dê oportunidade!”, Juliana e Rita trouxeram dicas valiosas na busca de parceiros (©Felipe Minnicelli)

A Juliana Guimarães com o seu projeto “Calor nos Alpes” e a Rita Branco com o seu projeto em parceria com a Elena Paschinger “Duas Bloggers, um Caminho” subiram ao palco do III EEBB para repassar suas experiências na busca de parcerias.

As três conseguiram realizar seus projetos através do apoio de diversos parceiros e contaram pra gente sobre sua jornada e nos deram dicas sobre como proceder. Elas mostraram a importância de um bom projeto, da objetividade e da paciência, assim como de um plano B.

Juliana e Rita provaram que é possível encontrar parceiros certos se tivermos um projeto bem definido e soubermos procurar. Além de terem destacado a importância de guardar o feedback dos leitores e reportar os resultados aos parceiros, cumprindo a sua parte prometida com profissionalismo e deixando espaço para novas parcerias. 😉

Rodada de discussões sobre redes sociais – com várias blogueiras

Rodada de redes sociais ©Felipe Minnicelli

Finalizamos o dia com uma rodada de redes sociais (©Felipe Minnicelli)

Neste ano, resolvemos testar um novo formato: uma rodada de discussões. E o tema escolhido era óbvio: redes sociais.

Convidamos blogueiras que se destacam ou tem experiência em cada uma das redes para interagir no palco e convocar o público a participar de uma discussão.

A rodada foi composta pela Isa Discacciati, que escreve o Itália per Amore e é fera em redes sociais, a Camilian Siqueira, autora do Destino Munique, que sempre teve muita força no Instagram, a simpática Letícia Diethelm do blog Viva Viena, a Suzana Paquete que escreve o That Good Trip e utiliza o Twitter ativamente e a Gisele Almeida, autora do Viajar Pela Europa.

Como moderadora da discussão tivemos o prazer de ter a Rode Veiga-Pfeifer, professora e autora do blog bilíngue Entre Duas Culturas.

Da discussão saíram várias dicas legais sobre as variadas redes. O assunto se estendeu bastante no Youtube, confesso que não esperava. Acho que todos os blogueiros estão se questionando sobre o papel do vídeo – e consequentemente do Youtube – na disseminação de conteúdo.

+ sobre os palestrantes do III EEBB você pode ver aqui


Jantar no Scandic Berlin Potsdamer Platz

Para fechar o dia inteiro de palestras, nós fomos convidados para um jantar excepcional no salão do Hotel Scandic Berlin Potsdamer Platz.

O Scandic é parceiro do III EEBB e nós fomos recebidos muito bem pelo Kai, que nos deu as boas vindas, brindou, tirou fotos, jantou com a gente e ainda foi o garoto-do-sorteio (aquele que fica tirando os números, sabe? rs).

Os organizadores e Kai, representante do Scandic (©Felipe Minnicelli)

Os organizadores e o Kai, representante do Scandic (©Felipe Minnicelli)

No jantar eu tive um pouco mais de tempo para relaxar, pois aqui a nossa outra metade, Claudia, estava com as mãos na massa.

Assim eu pude conversar com alguns blogueiros que ainda não conhecia pessoalmente, trocar ideias com aqueles que já conhecia e matar as saudades daqueles que já se tornaram amigos de outros carnavais.

A comida estava deliciosa, o vinho – surpreendentemente – também (era um Dornfelder, vinho tinto alemão) e o ambiente perfeito para uma noite de conversas.

Ainda assim, depois de um dia inteiro de palestras e muitas ideias fervilhando na cabeça, além do cansaço da organização do evento aliado a uma gripe que me deixou mole e afônica, não pude estender a noite ao bar do hotel.

Ouvi dizer que o pessoal ficou noite adentro por lá. No blog Brasileiros Mundo Afora a Claudia tem um post bem legal sobre o bar do Scandic Potsdamer Platz.

A gente aproveitou para passar a noite nesse hotel maravilhoso. Pois é, dormimos no Scandic mesmo morando na cidade. Olha, valeu a pena. O hotel é muito confortável e o café da manhã é maravilhoso. Gostamos tanto que em breve vamos liberar um post só sobre o hotel por aqui. 😉


Brindes legais de empresas que combinam com a gente

Nós entramos em contato com empresas que achamos legais, berlinenses ou alemãs, e que poderiam ter interesse em dar uns mimos aos nossos blogueiros.

A resposta foi bem positiva: muitas marcas legais quiseram fazer parte do Encontro e nos deram presentinhos legais para os participantes do III EEBB:

+ A Ampelmann nos deu as sacolas lindas que usamos no dia oficial de palestras e ainda cartões postais, lápis,  e lindas tags de mala.
+ A Frau Tonis Parfum nos deu uma amostra de perfume made in Berlin, além de cupons de desconto na loja física e online.
+ A Ritter Sport enviou seus chocolates deliciosos para adoçar o nosso fim de semana juntos.
+ A Holmes Place nos ofereceu 20 minutos de massagem e 1h de spa para todo mundo relaxar depois do dia intenso de palestras. Demais, né?!

15055667_1432847226745133_4895794101880059272_n

Brindes e materiais do III EEBB retratados por Raquel do blog Backpackingalone

Também temos posts sobre algumas dessas marcas aqui no blog, pra quem tem interesse em conhecer melhor: Ampelmann | Frau Tonis Parfum | Ritter Sport


Domingo, 13.11


Admirando Berlim de cima no Panorama Punkt

Fomos convidados pelo Scandic Berlin Potsdamer Platz e o Panorama Punkt para subir os mais de 20 andares do prédio no meio da Potsdamer Platz e admirar Berlim de cima.

Esse era um programa que ainda não tínhamos feito e eu de início estava bem receosa em relação ao clima. O III EEBB seria em novembro e – né – não dá pra confiar muito no céu do outono (quase inverno) por aqui.

Mas para calar a minha boca, olha só o dia:

https://www.instagram.com/p/BMv0P9ElCBL/

Além da linda vista que pudemos apreciar da cidade, continuamos a nos divertir muito lá em cima – apesar do frio.

Você pode já comprar seu ingresso pra subir no Panorama Punkt!

Muitos iriam embora dali a poucas horas e por isso lá foi a nossa despedida oficial. Mas ainda não estava terminado, claro que não iríamos deixar os nossos convidados sem passeios pela cidade…


Passeios pela cidade com os guias Agenda Berlim

Nós mesmos 🙂

Como você sabe, eu e Pacelli somos guias aqui em Berlim e, como bons anfitriões, estávamos loucos para mostrar aos nossos convidados a cidade pela qual somos apaixonados!

Como o grupo era grande e os interesses variados, oferecemos dois roteiros que compreendessem perfis diferentes. Mas teve gente #chateada querendo participar dos dois… rs. Voltem aqui que a gente promete atenção. 😉

Passeio histórico pela Berlim do século XX

O grupo que seguiu o roteiro histórico com Pacelli ©Juliana Menezes | Rumo a Lisboa

O grupo que seguiu o roteiro histórico com Pacelli (©Juliana Bezerra | Rumo a Lisboa | Rumo a Madrid)

Esse passeio é para os apaixonados por história ou aqueles que buscam compreender os fascinantes eventos do século XX. Entendendo a história de Berlim neste século, você entenderá a história do mundo, já que Berlim era o grande centro dos principais eventos durante o século XX.

Um passeio que envolve a história do término do Império Alemão, a República de Weimar, o início do Nazismo e o holocausto, a Segunda Guerra Mundial, a divisão da Alemanha, a construção e queda do Muro de Berlim.

O dia estava lindo, mas muito frio, e mesmo assim o grupo conseguiu curtir a longa aula de história do Pacelli pelo centro da cidade de Berlim.

Passeio pelos bairros de Prenzlauer Berg e antigo bairro judeu

Passeio bairros Berlim

A gente no Mauerpark (©Claudia Boemmels | Brasileiros Mundo Afora)

Esse é um passeio um pouco mais tranquilo do que o roteiro histórico, pois envolve mais caminhada para curtir dois bairros distintos.

O bairro de Prenzlauer Berg era um antigo bairro da Berlim oriental e hoje possui muitas lojinhas de designers independentes, prédios antigos renovados e uma das ruas mais bonitas da cidade.

Já o antigo bairro judeu esconde um monte de história e ruazinhas interessantes, bem como pátios internos cheios de arte – tradicional e de rua. Eu saí com um grupo só de mulheres para explorar os dois bairros.

Com o Sol maravilhoso que estava fazendo, o nosso passeio foi uma delícia.


Segunda, 14.11


Passeio de Trabi na Noir Berlin

Pacelli curtiu bastante o passeio de Trabi, hehe

Pacelli curtiu bastante o passeio de Trabi na Noir Berlin, hehe

Quem ficou um pouquinho mais na cidade, teve a sorte de ser convidado para um divertidíssimo passeio de trabi na Noir Berlin, uma loja de souvernirs criativos inspirados na arte de Thierry Noir.

Cerca de 15 blogueiros puderam dar uma volta no típico carro da Alemanha Oriental, motivo de piadas na época da Guerra Fria e hoje símbolo de uma era perdida.

Quando um bebê nascia, seus pais logo adicionavam seu nome na lista para adquirir um Trabi. Era possível ficar até 18 anos numa fila de espera pelo carro – tão eficiente era a produção comunista, rs.

Mas voltaremos a falar sobre a Noir Berlin em breve aqui no blog.


Agradecimentos

Quero agradecer a Claudia por ter abraçado a ideia conosco e ter sido a nossa metade nesta organização. Foi – e está sendo – maravilhoso trabalhar com você. Admiramos você e o seu trabalho na Revista e no Blog Brasileiros Mundo Afora.

Outro abraço especial é para o nosso já parceiro Felipe Minnicelli cujo trabalho já divulguei várias vezes por aqui. O Felipe é o nosso fotógrafo-parceiro e fez registros incríveis do III EEBB – além de ter saído espalhando simpatia entre os blogueiros.

Você pode agendar uma sessão fotográfica profissional com ele aqui em Berlim, ou pode entrar em contato com ele direto por instagram, facebook ou e-mail para luis.minnicelli@gmail.com.

É isso, espero que vocês tenham curtido o III EEBB que organizamos para vocês com muito carinho. Um agradecimento especial ao nosso já parceiro Felipe Minnicelli, que fez registros maravilhosos do evento.

É isso, espero que vocês tenham curtido o III EEBB que organizamos para vocês com muito carinho. (©Felipe Minnicelli)

Agradecimento especial aos patrocinadores do III EEBB: Scandic Berlin Potsdamer Platz | visitBerlin | Microsoft Berlin | GetYourGuide

E a todos os blogs participantes do III EEBBAgenda Berlim | Almost Locals | Ana de Amsterdam! | Aqueles que viajam  | As viagens da Re | Backpackingalone | Barcelona emociona | Blog Brazuka | Brasileiros Mundo Afora | Catalogo de viagens | Claudias Welt | Conexão BerlimCultuga | De Café por Barcelona | Destino Munique | Direto de Paris | Ducs Amsterdam | Em Roma | Entre duas culturas | Eu Ando Pelo Mundo | Euro Dicas | femmevolatil | Grossa, eu?! | Guia de Roma | Italia per AmoreKá.entre.nós | Ligado em Viagem | Londres com crianças | Londres Pra Você | Manaria Araujo | Maria De Lux | Me Joguei no Mundo | Milão nas mãos | No mundo da Paula | o Porto encanta | Praga Boemia | Rumo a LisboaRumo a Madrid | Sete Mil Km | Sol de Barcelona | SOSViagem | That Good Trip | Trend Tips | Trupe da Trip | Turista Fulltime | Um casal na Alemanha | Viagem Hamburgo | Viagem Jovem | Viajando por Aí | Viajar pela Europa | Viajoteca | Viva Toscana | Viva Viena | Vou para a Alemanha

Nos vemos ano que vem em Paris! 😉

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

4
23

23 Comments

  1. Tina Wells 18/11/2016 Reply

    Maravilhoso!Fiquei com mais raiva de mim ainda por não ter ido no passeio de domingo à tarde…mas um dia ainda volto a Berlim. Mais uma vez super obrigada pela oportunidade e paciência com minhas dúvidas e questões de marinheira de primeira viagem

    • Author
      Nicole 20/11/2016 Reply

      Ah Tina, uma pena mesmo! Mas não tem problema, você volta por aqui! 😉
      E não se preocupa com as questões, estamos super acostumados, rsrs
      Abraços, querida! Até a próxima!

  2. Que relato lindo, Nicole. Só tenho a dizer: Parabéns!

    • Author
      Nicole 20/11/2016 Reply

      Ow, Lu, que triste que você não pôde vir. Mas espero vê-la em breve – se não em Roma, em Berlim ou em outra parte do mundo… em Paris para o IV EEBB!
      Obrigada por passar aqui e deixar seu comentário.
      Um beijo!

  3. Que saudade deste encontro mais que especial! Foi muito aprendizado, sorrisos e abraços em tanta gente querida!!!! Voces desempenharam a tarefa com excelência e Berlim sorriu pra todos, mostrou que pode ter dias seguidos de sol lindoooo em pleno quase inverno 🙂
    Grande beijo em todos

    • Author
      Nicole 20/11/2016 Reply

      Cami, o que foi esse fim de semana? O céu estava incrível! Foi mesmo um presente para todos nós! 😉
      Muito feliz que vocês vieram, pena que eu não consegui interagir muito… mas espero revê-los em breve! Um beijo beeeem especial (hehe)!

  4. Juliana 18/11/2016 Reply

    Parabéns Nicole, Pacelli e Claudia pela organização impecável e pelo super evento que vocês realizaram, tenho certeza que o trabalho em equipe foi um dos pontos chaves para o sucesso de vocês e só temos a agradecer pela enorme paciência que tiveram com todos nós! Obrigada por tudo e nos vemos em breve! Beijos!

    • Author
      Nicole 20/11/2016 Reply

      Nós é que agradecemos a sua disposição e dos demais palestrantes em trazer tanto conhecimento pra gente. Vocês é que abrilhantaram o evento!
      Beijos, Ju, até a próxima!

  5. Foi tão bom!!! Obrigada por nos recepcionar em Berlin e organizar um evento tão legal, estou animada pra colocar tudo em prática! 😀
    Beijos e até Paris!

    • Author
      Nicole 20/11/2016 Reply

      Essa é a ideia, Thaís!! Também estou com os dedinhos coçando aqui pra melhorar um monte de coisa! 😀 O EEBB nos faz tão bem, né?!
      Um beijo, fico muito feliz que você tenha aproveitado! Até Paris!

  6. Parabéns pela organização! Foi tudo perfeito e lindo!!! Só temos a agradecer! Super beijo e nos vemos em Paris.

    • Author
      Nicole 20/11/2016 Reply

      Oi Cris! Como te falei algumas vezes lá, a gente é que tem que agradecer pela ideia maravilhosa e pelo pontapé inicial. 😉
      Ficarei muito satisfeita em curtir todas as próximas edições do EEBB! 😀
      Beijão

  7. Rita Branco 18/11/2016 Reply

    Excelente!!! Todos podemos!! Juntos somos fortes e vamos a qualquer lugar! a Santiago e à Paris e a todos os lugares!!! 🙂 🙂
    Obrigada e parabéns ao super trio da organização!

    • Author
      Nicole 20/11/2016 Reply

      Com certeza, Ritinha, juntos somos fortes! 😉
      Obrigada por dispor do seu tempo e experiência para nos ajudar a crescer. Um beijo!

  8. Monique Ribeiro 21/11/2016 Reply

    Foi muito bom ter participado! A organizaçao de vocês foi show e Berlim me aguarde porque terei que voltar para explorar mais da cidade 🙂

    • Author
      Nicole 21/11/2016 Reply

      Opa! Volta sim, Monique! Estamos aguardando 😉
      Beijos!

  9. Claudia Boemmels 28/11/2016 Reply

    Ahhh meus queridos. Estava esperando a gripe passar para aparecer por aqui, mas ela não quer ir embora, então vou aproveitar os dias de cama para deixar meu recadinho aqui. Não poderia ter tido time melhor! Foi muito, muito bom trabalhar vocês. Nosso encontro deixou saudades. Adorei o postão e em breve sai o meu. Beijos!

    • Author
      Nicole 01/12/2016 Reply

      Simm, morrendo de saudades dos dias de trabalho com você. Mas o trabalho meeesmo ainda não acabou, né?! rsrs
      Um beijo grande!

  10. Naiara 22/02/2017 Reply

    Bah… que saudade do encontro (menos do frio de Berlim, rsrs).

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*