Do aeroporto ao centro de Berlim: todas as dicas de como fazer

do aeroporto ao centro de Berlim

Um dos últimos aviões do dia a partir de Berlim… isso mesmo: já eram 22h. Ah, o verão…

Mas voltando um pouco pra realidade fria do outono…

Acreditem se quiser, mas esse post de como ir do aeroporto ao centro de Berlim já está há pelo menos 5 anos na pauta. E tem uma razão bem específica para isso…


A piada do novo aeroporto de Berlim

Quando nos mudamos para Berlim, em 2011, o aeroporto Tegel (TXL) estava para fechar – com data marcada para Abril de 2012, quando o novo aeroporto Berlin-Brandenburg inauguraria.

Quase que alugávamos um apartamento próximo ao aeroporto Tegel, inclusive, na expectativa de que alguns meses depois não seríamos mais incomodados com o barulho.

Ainda bem que decidimos por outra morada.

Até hoje o novo aeroporto Berlin-Brandenburg não está pronto. Sim, pessoal, aqui também tem dessas coisas…

E nós teríamos morado por quase 6 anos em um apartamento, contando os dias para o aeroporto fechar e tendo que conviver com o barulho dos voos diariamente.

Isso não aconteceu, mas o post ensinando os truques de como ir do aeroporto ao centro de Berlim foi ficando para depois, quando o novo aeroporto inaugurasse…

Já que agora, finalmente, eu perdi as esperanças, vem comigo que eu vou ensinar a vocês como chegar ao centro de Berlim a partir dos dois aeroportos capengas que a cidade tem.


Primeiro… por que Berlim tem aeroportos tão ruins?

Porque a cidade foi dividida em quatro setores. E ficou assim até 1989.

Antes da Segunda Guerra Mundial, existiam algumas pistas de voo na cidade que foram posteriormente desativadas. Cada setor utilizou uma das pistas ou um aeroporto pré-existente para propósitos militares e posteriormente eles foram abertos à aviação civil.

O setor americano tinha o aeroporto Tempelhof, hoje fechado por demanda popular e transformado em parque público (falamos sobre ele no nosso post sobre a Primavera em Berlim).

Os ingleses tinham em seu setor o aeroporto Gatow, fechado em 1994.

Restaram os aeroportos do setor soviético (Schönefeld – SXF) e do setor francês, o pequeno Tegel – TXL, que fica quase dentro da cidade.

Vamos aos finalmentes


Como ir do aeroporto até o centro de Berlim – Aeroporto Tegel (TXL) 

O aeroporto Tegel, TXL, ficava no antigo setor francês, mas de lá pra cá já foi bastante ampliado. Eu tenho que dizer que adoro esse aeroporto.

Ele é um hexágono bem prático de embarcar e desembarcar. Em cada portão já há o balcão da companhia para check-in, as esteiras de segurança e,se preciso, o guichê da Bundespolizei.

No aeroporto Tegel – TXL, não precisa ficar correndo mil quilômetros dentro da área comum buscando seu portão, enquanto tenta escapar das mil e uma lojas pelo caminho.

Da mesma forma em que são práticos o embarque o desembarque, é muito fácil sair ou chegar no aeroporto Tegel.


Do aeroporto  ao centro de Berlim de transporte público – Aeroporto TXL

Saindo do seu portão, procure a plaquinha com o símbolo do ônibus (BUS).

Chegando à parada, que fica bem na saída mesmo do terminal B, procure o ônibus TXL.

Recomendo comprar os bilhetes no guichê da BVG dentro do aeroporto, adquirir um Welcome Card que você pode pegar nos pontos de informação, ou comprar na máquina ao lado do ônibus.

Para essa última opção, prepare-se para enfrentar fila, caso seja um horário de chegada de vários voos. Também é possível comprar com o motorista do ônibus, você pode tentar se não tiver muito concorrido.

Com o ônibus TXL em direção à Alexanderplatz, você vai percorrer pelas mais importantes estações do centro da cidade: a estação central (Berlin Hauptbahnhof), a Friedrichstrasse, a avenida Unter den Linden e a estação Alexanderplatz.

Caso você vá se hospedar no centro ocidental, próximo ao Zoo, é melhor pegar o ônibus X9 lá do aeroporto até a estação S+U Zoologischer Garten.

Aqui temos dicas sobre as melhores localizações para se hospedar em Berlim.


Do aeroporto Tegel ao centro de Berlim com transfer privado e conforto 

Para ir do aeroporto Tegel com o conforto e tranquilidade um transfer  privado e garantido, recomendo reservar já online.

O transfer é oferecido pelo serviço de motorista privado da empresa de aluguel de carros Sixt e é muito bem avaliado.

É um serviço de alta qualidade, em que o motorista espera vocês no portão de desembarque e os deixa na recepção do hotel.

Nem precisa falar inglês nem nada, porque já tá tudo acertado online pela GetYourGuide, que é uma empresa berlinense e Suíça a qual conhecemos de perto e recomendamos.

Como o serviço é de motorista privado e não de táxi, costuma esgotar.

Veja mais detalhes e reserve logo aqui.

Esse transfer é em carro privado para no máximo 3 passageiros. Caso vocês sejam um grupo maior, terão que reservar mais carros.


Como ir do aeroporto até o centro de Berlim de transporte público – Aeroporto Schönefeld (SXF)

A melhor forma para ir do aeroporto Schönefeld até o centro de Berlim de transporte público é através dos trens regionais.  Eles são trens mais rápidos do que o metrô de superfície (S-Bahn).

Lá do aeroporto, siga as placas que indicam a estação ou S-Bahn e caminhem por fora do aeroporto (por uma passarela no estacionamento) até a estação anexa.

Lá vocês podem comprar os tickets nas máquinas. Ou, assim como no Tegel, vocês podem adquirir tickets no guichê da BVG dentro do aeroporto ou trocar seu voucher de Welcome Card no ponto de informação da visitBerlin.

Há duas opções de trem regional: RE7 direção Dessau (saída da plataforma 4) a cada hora a partir das 04h44 até as 22h44. E também o RB14 em direção a Nauen , saindo todas as horas a partir das 05h03 até as 23h03.

Esses trens passam em todas as principais estações de S-Bahn da cidade: Ostbahnhof, Alexanderplatz, Friedrichstr., Berlin Hauptbahnhof,  Zoologischer Garten e Charlottenburg.

Caso o seu hotel fique em outra estação de S-Bahn, você faz uma troca na estação principal mais próxima.

Caso o hotel fique próximo a uma estação de metrô, você verifica qual é a linha (de U1 a U9) e em qual dessas estações passa essa linha. Por exemplo, na Alexanderplatz, passam as linhas U2, U5 e U8.  Na Friedrichstr., a linha U6, no Zoologischer Garten, a U2 e a U9. Basta verificar direitinho no mapa do metrô.

O ticket que você adquirir para a viagem, mesmo que seja o bilhete único (single ticket) continua valendo para as baldeações.

Caso você chegue em outro horário e os trens regionais não estejam funcionando ou mesmo você prefira já embarcar num S-Bahn, basta verificar a sua rota no site da BVG ou no aplicativo da empresa. Aqui ensinamos mais sobre os aplicativos úteis para sua viagem a Berlim.


Do aeroporto Schönefeld ao centro de Berlim com conforto

Caso você prefira ir do aeroporto Schönefeld com um transfer garantido, sem preocupações e sem precisar carregar malas no trem, sugiro você reservar já online.

Da mesma forma que o transfer do Tegel ao hotel, esse transfer é oferecido pelo serviço de motorista privado da empresa de aluguel de carros Sixt e todo mundo que usa, aprova.

O motorista aguarda vocês no portão de desembarque com uma plaquinha com seu nome, você só precisa acenar e em um piscar de olhos já está no hotel. 😉

Já vai estar tudo acertado pela GetYourGuide, então você não vai precisar nem se preocupar em pagar na hora. E a empresa nós conhecemos de perto. Somos parceiros há anos, porque gostamos e confiamos.

Veja mais detalhes e reserve logo aqui.

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

2
4

4 Comments

  1. Gabriela Lins 02/11/2017 Reply

    Olá, parabéns pelo blog! Gostaria de saber qual a melhor opção de viagem de Berlim para Zurich, se de trem ou de avião e se é comum o aeroporto de Berlim fechar durante janeiro, devido à neve. É arriscado viajar de avião nesse período?

    • Author
      Nicole 10/11/2017 Reply

      Olá, Gabriela,
      pela distância eu recomendaria avião. É raro o aeroporto fechar, mas pode acontecer se tiver uma nevasca. Os voos serão remarcados.
      Atenciosamente,
      Nicole

  2. Natalie 06/11/2017 Reply

    Oi, Nicole. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    • Author
      Nicole 10/11/2017 Reply

      Que bacana, Natalie! Fico feliz! Obrigada por passar aqui 😉

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*