Desvendando o costume alemão de pagar em cash

Você sabia que a Alemanha é um dos países desenvolvidos onde mais se paga em dinheiro em suas transações?

dinheiro alemanha cash costume alemão

E esse costume alemão de pagar em cash não se restringe a pequenas cidades…

Claro que em cidades grandes como Berlim até que não é tão difícil achar locais que aceitam cartões, mas em cidades menores você pode ter esse problema.

Quando nos mudamos para a Alemanha, ainda em 2009, lugares que aceitavam pagamento eletrônico ainda eram meio raros.


Mas cash é mesmo tão importante assim na Alemanha?

Hoje em dia, na era da internet e dos pagamentos virtuais, cerca de 80% das transações do país são feitas com cash!

De acordo com os dados do Federal Reserve, publicados no site qz.com, os alemães tem o costume de manter o dobro de dinheiro em suas carteiras quando comparados com franceses, australianos e americanos.

Na Alemanha, no ano de 2013, somente 18% das compras foram feitas usando cartões de crédito. Pra você ter uma base de comparação, na França esse número chegou a 50% e no Reino Unido a 59%.


Por que os alemães tem o costume de pagar em cash?

costumes alemães, dinheiro, cash alemanha

Ninguém sabe com certeza a razão.

Mas eu vou trazer pelo menos três causas possíveis.


A histórica hiperinflação

Alguns dizem que é por conta da hiperinflação alemã depois da Primeira Guerra.

Essa teria sido uma das mais altas da história da humanidade, e teria deixado um trauma na população. Para você ter uma ideia, um quilo de manteiga poderia custar cerca de 6 TRILHÕES de marcos!


A valorização da privacidade

Há também a explicação da privacidade, já que não há como rastrear os gastos em dinheiro vivo tão facilmente.

Os alemães já tiveram que enfrentar alguns períodos de sérios infringimentos à privacidade. Muitos deles não tem uma vida aberta no mundo virtual, usando nomes falsos nos perfis das redes sociais, por exemplo.


A austeridade milenar

A hiperinflação e a necessidade de privacidade já seriam causas justas para o uso do dinheiro em vez do cartão de crédito/débito.

Porém a causa tida como mais provável é a de que, sentindo os ricos eurinhos saindo do bolso, os alemães têm maior controle de seus gastos pessoais.

E há mais de 2000 anos os antigos povos Germânicos já tinham esse costume de poupar muito.

O site do Zeit online inclusive mostra que os antigos bárbaros, depois de roubar ouro e artefatos dos romanos, não trocavam os tesouros por nada. Eles simplesmente eram enterrados com seus bens. E o mesmo site até brinca e diz que, nesses dois milênios, pouca coisa mudou.

Isso porque, quando se paga em dinheiro e se controlam os gastos, eles economizam muito.

Em média, um alemão morre com 150.000 euros de patrimônio! É como se todo o sistema de segurança social não existisse. Já pensou?


Ainda há muitos locais que não aceitam cartão 

Fato é que ainda há muitos cafés, restaurantes e bares onde só se paga com dinheiro.

Tem até um restaurante, pretendemos – até escrever sobre ele depois – que diz que só aceitam cash, pois querem que todo o seu dinheiro vá para comida decente e não para bancos indecentes!

Nos locais mais turísticos de Berlim, quase todos os estabelecimentos já estão adaptados às “novas” tecnologias de pagamento e os cartões já são bem aceitos.

Porém, para os desavisados (e esse não é mais o seu caso), esse costume alemão de pagar em cash dá uma dorzinha de cabeça e às vezes faz você passar uma vergonhazinha, hehehe.

Nós mesmos já saímos de um restaurante, no centro de Berlim, com o dono de cara feia porque tínhamos que ir ao banco sacar dinheiro.

E você? Já teve alguma dificuldade pra pagar com o cartão na Alemanha?

Ou você já mora aqui e pegou esse costume de pagar as coisas com dinheiro de papel? Conta pra gente!


Fontes:
Quartz: Why Germans pay cash for almost everything
Zeit online: Spart nicht so viel!
Nossa própria experiência e conversas pelo país.

Outros posts sobre costumes alemães você pode ver aqui.

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

7
11

11 Comments

  1. Marcelle Otubo 25/10/2016 Reply

    Já aconteceu comigo em uma lanchonete do shopping Alexa. Tive que correr pro caixa eletrônico e só tinha daqueles ATMs que te cobra por retirada. 5 euros por saque Grrrr

    • Author
      Pacelli 26/10/2016 Reply

      Nossa, que chato! Ô dinheiro mal gasto. 🙁

  2. Já contei no FB, mas deixo aqui meu registro. Em 2013 quando passamos uma temporada em Berlim e compramos uma geladeira… no momento de pagar dei o cartão e não aceitaram. Eu disse que tinha crédito suficiente para pagar. A “frau” riu e disse que a loja não aceitava cartão. Tivemos que fazer 2 ou 3 saques no caixa eletrônico para poder pagar a bendita geladeira.

    • Author
      Pacelli 26/10/2016 Reply

      Pois é. Hehehe! É inacreditável. Quantas vezes eu mesmo já não contei essas histórias a brasileiros e as pessoas ficavam olhando como que duvidando. hahaha. Obrigado por compartilhar.

  3. Eduardo 27/10/2016 Reply

    Eu passei por essa, mas foi em Lisboa, Portugal. Fui a um barzinho e na hora de pagar eles não aceitavam cartão, mas o garçom confiou em mim e me liberou para q eu fosse a um caixa eletrônico sacar dinheiro.

  4. Joana 09/12/2016 Reply

    O cartão bancário é aceito em todos os lugares. Não é necessário levar tanto dinheiro vivo!

    • Nicole 21/12/2016 Reply

      Em Berlim, nas áreas turísticas, ainda bem que isso já é uma realidade. Mas ainda assim há muitos estabelecimentos que não aceitam pagamento em cartão. Se for em bairros e cidades pequenas, então, costuma ser comum não aceitar outro meio… quando aceitam cartão é o de débito, não de crédito. Mas, como falei, isso já está melhorando… com certeza era bem pior. 😉

  5. Nelson 19/08/2017 Reply

    Sim! Quando eu estive em Kiel, uma cidade portuária. Eu até tinha o dinheiro para pagar uma compra numa mercearia, mas era (e ainda é) meu costume pagar tudo com cartão. O comerciante ficou meio irritado, olhou pra minha cara e me pediu o passaporte! Que chato! Um alemão que estava na fila achou aquilo vergonhoso e disse “Benvindo à Alemanha! Aqui você tem de mostrar o passaporte para poder pagar suas compras!”.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*