Campo de Concentração Sachsenhausen

“O trabalho liberta” – Entrada do campo

Uma das experiências mais únicas e peculiares que se pode ter na Alemanha é uma visita a um campo de concentração.

Para os que mais se interessam pelo assunto, e vêm a Berlim, indicamos o campo de concentração Sachsenhausen. Esse campo de concentração fica a menos de uma hora do centro de Berlim (35 km ao norte), portanto, quem vier à cidade, pode visitar o campo sem gastar muito tempo.

O campo de Sachsenhausen começou a entrar em operação a partir de 1936; três anos depois da chegada de Hitler ao poder e funcionou até 1945 sob o regime nazista.

Depois do fim da II guerra, como aquela área era de território soviético, os russos utilizaram o campo de Sachsenhausen até 1950. Os prisioneiros políticos dessa vez passaram a ser ex-oficiais nazistas e pessoas que eram contra o comunismo.

Celas para prisioneiros especiais

O campo de concentração Sachsenhausen era utilizado como o campo modelo.

Os oficiais da SS lá aprendiam e se “formavam” para por o que estudavam em prática em outros campos como Auschwitz, por exemplo.

O campo de concentração Sachsenhausen não foi um campo de extermínio como era Auschwitz, mas isso não significa que pessoas não foram executadas. Em poucos dias entre 13 e 18 mil prisioneiros soviéticos foram executados num processo verdadeiramente industrial.

Além disso, a taxa de mortalidade dos presos por doenças, desnutrição e maus tratos era enorme. Mesmo não sendo um campo de extermínio, havia os fornos para cremação em massa.

Tudo isso ainda pode ser visto na cidade de Oranienburg, onde o campo se localiza; e tudo ainda está bem conservado.

Dentro do que era o campo podemos encontrar museus, que contam a história do lugar e mostra a forma de vida dos prisioneiros além de possuir alguns artefatos que contam a história.

Há também a enfermaria, onde experimentos eram feitos. Um filme cuja história se passa no campo de concentração chama-se “Os Falsários” (ou The Counterfeiters, em inglês), e, com ele dá pra perceber um pouco o que acontecia.

Como chegar ao campo de concentração Sachsenhausen:

Para chegar ao campo você precisa pegar o trem S1 em direção a Oranienburg (última parada) na estação de S+U Brandenburger Tor, Potsdamer Platz ou Friedrichstrasse.

Da estação de Oranienburg para o campo, você pode ir andando (entre 15 e 20 minutos), ou também pegar um dos ônibus que levam até o local.

Na frente da estação de Oranienburg, há também taxi. A corrida fica normalmente menos de 10 euros.

Na volta o caminho é o inverso. A visita ao campo é gratuita, e vale muito a pena para os que se interessam por esse lado da história.

Nós somos guias certificados e oferecemos o passeio ao campo de concentração Sachsenhausen, em que vamos juntos ao campo e fazemos essa visita prezando pelos detalhes da história e fazendo com que ela seja ainda mais enriquecedora.

Memorial Sachsenhausen

Clique aqui e curta a nossa página no facebook para acompanhar atualizações sobre a cidade (com novidades do dia-a-dia que não postamos no blog).

Interessado em algum dos nossos serviçosFale conosco!

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

5
26

26 Comments

  1. Eduardo Mamcasz 07/05/2012 Reply

    Olá. Estou passando, mais uma vez, 45 dias só aqui em Berlim.
    Se quiserem me visitar no Face ou no meu blog, obrigado e tchau:
    http://mamcasz.wordpress.com

    • Nicole Plauto 07/05/2012 Reply

      Olá Eduardo! Que bom, dei uma olhada no seu blog, achei muito interessante! Vocês ficam até quando? Quem sabe não marcamos um café? 🙂
      Abraços.

  2. Fernanda 08/04/2014 Reply

    Oi, estou indo pra Berlim em maio e gostaria de saber o horário de visitação do campo de concentração. Muito legal o agenda berlim :)Obrigada

  3. Paulo Cornelio Emerick 12/11/2014 Reply

    perdão pelo pedido de informações meio audacioso, ocorre que vou pela primeira vez a Berlim e pretendo visitar pelo menos dois campos de concentração e ainda gostaria de saber do cemiterio onde estão os restos do alto comando.

    outras informações pegarei por aí mesmo. vou viajar em janeiro.

    grato.

    Paulo.

    • Nicole 12/11/2014 Reply

      Olá Paulo, não entendi o pedido…

  4. Paulo C. Emerick 22/11/2014 Reply

    Olá Nicole!

    Agradeço toda sua atenção em responder meu e-mail e lhe garanto que agora vou seguir todas as informações por você enviadas. através delas já estou fazendo meu roteiro.

    Grato

    Paulo

    • Nicole 24/11/2014 Reply

      Que bom, Paulo! Fico feliz 🙂
      Desejo uma ótima viagem!

  5. Soninha 14/12/2014 Reply

    Gostaria de saber se é permitida a entrada de crianças, pois vou a Berlim em julho de 2015 com meu filho de 11 anos que aprecia muito fatos históricos. Será válido e permitido levar uma criança de 11 anos a conhecer o campo? Grata!

    • Nicole 14/12/2014 Reply

      Olá Soninha, você pode sim entrar com seu filho por lá. Entretanto é sempre bom saber a quais salas levar e como abordar determinados fatos históricos para que não se transforme numa experiência muito traumática para ele. Ninguém melhor do que os pais para conhecer seu filho, não é?! 🙂
      O Pacelli já acompanhou famílias com crianças ao campo (até mais novas) e foi uma boa experiência. Se você tiver interesse em ter o Pacelli para acompanhar vocês e dosar a história, entra em contato com a gente!
      Abraços

  6. Giuliana. 07/03/2016 Reply

    Gostaria de saber valores para visita guiada. Estarei em Berlim dia 3/12/16. Fico no aguardo!
    Obrigada!
    Giuliana

    • Nicole 07/03/2016 Reply

      Olá Giuliana, mandei um e-mail para você com o nosso informativo 🙂

  7. Izabela 13/04/2016 Reply

    Olá! Gostaria de saber a respeito da visita, se há numero mínimo de pessoas e se ocorre todos os dias. Terei apenas 2 dias em Berlim mas gostaria muito de visitar o local.

    Obrigada

    • Nicole 14/04/2016 Reply

      Olá, Izabela! O campo fica aberto todos os dias, entretanto os museus lá fecham na segunda. O Pacelli faz visitas guiadas privadas ao campo, o dia e horário é combinado com vocês. Mandei um email com mais informações 🙂 Abraços.

  8. Ronaldo Gomes pinheiro 07/07/2016 Reply

    Gostaria saber o preço da visita guiada ao campo de concentracao

    • Nicole 11/07/2016 Reply

      Olá, Ronaldo! Enviei um e-mail pra você. 🙂

  9. Sabrina Gomide 26/07/2016 Reply

    Gostaria de deixar registrado esses momentos inesquecíveis que foram dois dias de tour em Berlim em companhia de Pacelli, que foram um verdadeiro aprendizado de muitos e muitos momentos na história onde Berlim faz parte. Pacelli você está de parabéns! Seu trabalho é muito enriquecedor! Com certeza voltaremos!!!!!
    Um abraço da família toda, Thiago, Sabrina , João Pedro e Arthur Cardoso

    • Author
      Pacelli 02/08/2016 Reply

      Maravilha ler esse comentário. Muito obrigado. Foi grande um prazer. Espero revê-los por aqui quando voltarem.
      Um abraço pra toda a família.

  10. Silvia 12/08/2016 Reply

    Ola. Estarei com meu filho em Berlim de 14 a 16/8. Gostaria de saber is valores por dia. Obrigada,
    Silvia

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*