Como ir de Berlim a Praga com parada grátis em Dresden

Para ir de Berlim a Praga há várias opções. Geralmente ônibus é a forma mais econômica, a viagem dura cerca de 5h e vocês podem achar passagens no site da BusRadar ou CheckmyBus.

Temos um post falando sobre viagens de ônibus pela Alemanha e Europa aqui.

De carro ou de carona é outra opção, mas eu com certeza prefiro o trem.

Esta é geralmente a maneira mais confortável e você ainda pode ter acesso a um bônus maravilhoso: parar e visitar de graça a bela cidade de Dresden!

Vista pela galeria do Palácio Zwinger

A bela Dresden

Comprando a passagem Berlim-Praga, ou da mesma forma, Praga-Berlim, pela Deutsche Bahn, é possível optar por um stopover em Dresden sem custo adicional!

Você pode inclusive dormir duas noites em Dresden antes de seguir viagem, sem precisar pagar mais pela passagem. Incrível, não? 😀

A primeira vez que fiz o trecho Praga-Dresden-Berlim, em 2009, eu não tinha ideia de que isto era possível e acabei pagando duas passagens e gastando quase o dobro do valor.

Depois que descobri que o stopover grátis era possível já fiz Berlim-Praga duas vezes parando para passear durante o dia em Dresden e continuando viagem à noite para Praga.


Como reservar o stopover grátis

Como você também pode usufruir deste bônus? Vem cá que eu mostro o passo-a-passo:

Se você não tem ideia de como comprar passagens online pelo site da Deutsche Bahn, dá uma olhada no nosso post-tutorial aqui.

1. Vá no site da Deutsche Bahn e inicie a busca das passagens;

2. Na segunda tela, clique em “Enter stopovers”, como indicado abaixo:

Berlim-Praga com parada em Dresden 1 - AgendaBerlim

Clique em “Enter stopovers”


3. Coloque “Dresden” (ou a cidade em que você pretende parar, caso seja em outro trecho) e a quantidade de horas que você pretende passar por lá.

ATENÇÃO (update Agosto 2016): muitas pessoas estão reclamando por não conseguir inserir a opção stopover no trecho final. Para driblar o problema, você deve colocar a estação do stopover manualmente. No caso do exemplo, digite manualmente “Dresden hbf” – não selecione da lista deles – assim deve funcionar, eu testei.

Nesse caso, se você pretende dormir em Dresden, pode colocar até 48h. O formato é 48:00, ou, no exemplo, 05:00 caso você pretenda apenas fazer um passeio básico na cidade.

berlin-dresden-praga

Coloque em “Via” a cidade e o tempo de parada


4. Continue a busca e escolha a opção que mais lhe agrada, como a da imagem abaixo. A coluna “Chg.” significa “Changes”, ou seja, a quantidade de trocas de trem que você fará. Eu sempre escolho a que tiver menos trocas…

berlin-dresden-praga 3

Escolha a opção que mais agrada e verifique os detalhes


 

5. Clicando na setinha do lado esquerdo, você verá todos os detalhes da viagem:

berlin-dresden-praga 4

Verifique os detalhes do itinerário

Nesse caso escolhi no início da busca um intervalo de 5h e tenho essa opção de reservar o intervalo com 6:14h de duração. É o suficiente para um passeio por todo o centro de Dresden.

Escolha o que se adapta ao seu roteiro e prossiga para a compra. Caso você não saiba como prosseguir, dá uma olhada no nosso post ensinando o passo-a-passo para a compra de passagens de trem na Alemanha.

Agora você não tem desculpa para passar batido pela Florença do Elba.

Dá uma olhada no que fazer por lá neste roteiro que montamos pela cidade de Dresden!

A Martinha também escreveu no Viajoteca 11 razões para visitar a cidade.


Outros trechos com stopover grátis

O stopover não é grátis apenas neste percurso, é possível fazer esse processo em qualquer trecho.

Para ser grátis, basta que o trem passe e pare naquela cidade e que você selecione no máximo 48h de parada na cidade do meio do trajeto.

Para ver em quais cidades você pode parar de graça, basta selecionar a cidade de ida e de volta, colocar para procurar passagem e clicar na setinha do lado esquerdo de qualquer opção (como no ponto 5 acima) e clicar em “show intermediate stops”.

Assim você verifica em quais cidades o trem vai parar no caminho – escolha uma delas para passear e voilá!

Trechos comuns e com stopovers possíveis:

Munique-Berlim-Munique: stopover em Nuremberg

Colônia-Berlim-Colônia: stopover em Hannover

Amsterdã-Berlim-Amsterdã: stopovers em Duisburg, Essen, Hannover

Pesquise as passagens no site da Deutsche Bahn!

Bom, existem inúmeras opções… e agora que você sabe como pesquisar, é só aproveitar 😀


Posts relacionados/úteis:

Como comprar passagem de trem pelo site da DB
Como viajar de ônibus pela Alemanha e Europa
Bate-volta na pérola do leste alemão: como ir de Berlim a Dresden e o que fazer por lá
Como ir de Berlim a Cracóvia e Auschwitz


Comprando através do link da Deutsche Bahn aqui, nós podemos ganhar uma pequena comissão, sem que você pague nada a mais por isso. É uma forma de nos ajudar a manter o nosso trabalho.
Se você quer apoiar o blog, também temos parceria com o Booking.com e com a empresa de venda de ingressos GetYourGuide. Basta salvar esses links aí nos teus favoritos e usar sempre que precisar de algum desses serviços. A gente agradece!
🙂


 

Quem sou eu: Nicole

Desde os 3 anos fiz da leitura a minha melhor aliada. Mas diferente de Pacelli, de vez em quando preciso dar uma pausa nos livros de filosofia, história e política e partir para ler um romance. Por gostar de escrever de forma didática, sou responsável pela maior parte dos posts práticos aqui do blog.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

16
36

36 Comments

  1. Juliana 12/06/2015 Reply

    Oi Nicole!! Nossa, super adorei a dica!! Essa é minha primeira visita, fiz questão de deixar um comentário pra dizer que gostei muito do seu blog e que vou voltar mais vezes, com certeza! Beijo :*

    Juh

  2. Bruno 13/06/2015 Reply

    Excelente, Nic! Vou usar bastante!!! 😀

  3. Priscila Borges 13/04/2016 Reply

    Olá Nicole.
    Venho acompanhando o seu blog desde que decidi passar minhas férias de 2016 viajando pela Alemanha.
    Você sabe se consigo obter essa pausa indo de Berlim para Cracóvia?

    Parabéns pelo blog.

    Priscila

    • Author
      Nicole 13/04/2016 Reply

      Olá Priscila, dá pra fazer stopover em qualquer trecho em que a Deutsche Bahn atue… o problema com o trecho Berlim-Cracóvia é que não é direto, você terá que ir a Varsóvia ou Polznam caso queira ir de trem. Dá uma olhada nesse post aqui ó: Como ir de Berlim a Cracóvia e Auschwitz 🙂

  4. Wilson 13/04/2016 Reply

    Não vejo a patada em Dresden como um stopover. Se você comprar as passagens separadas deve custar o mesmo. As passagens de ônibus com a Flixbus, se compradas pela internet, custam cerca de 30% do valor da passagem de trem (isso comparando com trens normais, se for expresso fica ainda maior a diferença), e você ainda tem wi fi e carregador de celular no ônibus, com poltrona super reclinável, e nos trens que eu peguei não tinha nada disso. Estive em março na Alemanha e usei os dois meios. Não consigo entender essa fixação pelo trem. Paga-se mais por um serviço pior.

    • Author
      Nicole 13/04/2016 Reply

      Olá, Wilson. A parada em Dresden, você vendo ou não, é um stopover. Eu jamais apresentaria dessa forma se não o fosse – e é possível sim economizar bastante se escolher pela forma stopover em vez de comprar duas passagens separadamente. Eu mesma já fiz isso algumas vezes.
      Em geral o ônibus é o meio mais barato e eu digo isso no post, mas o trem é o meio mais confortável para muitos – e até 2011 não existiam essas companhias de ônibus todas, pois a Deutsche Bahn ainda possuía monopólio. Acredito que são as principais razões para o que você chamou de “fixação por trem”. Estando com preços próximos, como é o caso muitas vezes do trecho Berlim-Praga, vou sempre preferir o trem: não pega trânsito, não balança e é mais espaçoso. -> Fazendo um teste rápido e aleatório para o dia 20/04: Deutsche Bahn a 29 euros, Flixbus a 23 com mais tempo de deslocamento, claro.
      Já para outros trechos acredito que o ônibus valha mais a pena, como no caso Berlim-Cracóvia. É sempre uma questão de pesquisa antecipada e decisão individual. Abraços

      • Wilson 13/04/2016 Reply

        Sempre falaram que se consegue passagens baratas de trem com antecedência. Procurei antes da viagem e nada. Eu e duas amigas compramos passagem de trem de Dresden a Berlim, não era expresso, e custou 71 euros (arredondando, 24 euros por pessoa), isso com mais de um mês de antecedência. Ocorreu um problema e tivemos que antecipar a volta, cancelei a passagem numa loja da DB (perdemos metade do valor) e compramos passagens de ônibus que custaram 6,90 e 9,00 euros, a cerca de uma semana da viagem.
        Quando a balançar, desculpe, mas não vejo isso, os ônibus são hipermodernos e circulam em auto-estradas perfeitas, de sorte que não senti esse problema.
        Como comparativo, comprei passagem de trem de Wittenberg a Leipzig, cujo trajeto era de menos de duas horas, se não me engano, e custou 27 euros. A passagem de ônibus de Leipzig a Erfurt custou apenas 6 euros (comprada com uma semana de antecedência), num trajeto que durava cerca de 3 horas. OK, o trem durava 2 horas, mas custava 26 euros, mais de 4 vezes mais. E não tem wi-fi!

        • Author
          Nicole 14/04/2016 Reply

          Sim, depende do trecho – como falei, é uma questão de pesquisa e de decisão individual 🙂 Aqui temos um post sobre os ônibus também, com os quais viajamos frequentemente, inclusive. 😉

  5. Maria Fernanda 03/08/2016 Reply

    Oi Nicole,

    o site da DB acho que mudou. Não tô conseguindo comprar pelo tutorial que vc fez, pois mesmo quando coloco a opção “futher search options” e “stopover”, o mecanismo não funciona.

    Minha viagem é daqui a 60 dias. Será que é pq esgotou ou ainda não abriu?

    Fico sem saber se já compro a passagem separada ou espero aparecer a opção com stopover. A passagem separada está ficando por 34 euros (19 um trecho e mais 14 euros até Praga).

    Outra dúvida, tenho que pagar um valor à parte para reserva de assento?

    Obrigada!

    • Author
      Nicole 04/08/2016 Reply

      Olá, Maria Fernanda!

      Muito obrigada pelo seu comentário aqui, fui tentar e realmente não estava conseguindo. Então fui pesquisar no fórum da Deutsche Bahn e muita gente estava reclamando desse problema.

      Eles ainda não resolveram, mas tem um truque que vai funcionar: ao escolher a estação em STOPOVER, NÃO selecione a estação da lista deles, coloque o nome inteiro manualmente (Dresden hbf) que assim funciona!

      Não sei se o valor vai compensar, porque o valor das duas separadas está ótimo dada a antecedência… mas tenta! 😉

      Sobre a reserva de assento, se o ticket não for de primeira classe e incluir o assento, você precisará pagar para reservar sim. Mas na maioria dos casos a reserva não é obrigatória.

      Boa viagem!

  6. Maria Fernanda 04/08/2016 Reply

    Nossa, muito obrigada! Vou tentar dessa forma ou comprar separado mesmo.

  7. Rodolfo 05/09/2016 Reply

    Ola Nicole, tenho uma duvida quanto ao stopover em dresden. Durante o stopover, aonde ficam as nossas malas?
    Vc acha que quatro horas são suficientes para conhecer os pontos mais importantes?

    Desde já, muito obrigado.

    • Author
      Nicole 06/09/2016 Reply

      Olá, Rodolfo, na estação de trem tem uns armários onde vocês podem guardar as malas. Tem pequenos, médios e grandes, geralmente cabem todas as malas direitinho. Você fecha os armários com moedas de 1 ou 2 euros.
      4h é suficiente pra dar uma volta no centrinho turístico, como eu indiquei neste post aqui: Bate e volta em Dresden
      Boa viagem!

  8. Vladimir 12/09/2016 Reply

    Oi!
    Muito Show!
    Estou planejando uma viagem para Berlim, mas somos uns dez amigos.
    Queria saber se você tem algum contato de transfer que faça Berlim – Dresden – Praga?
    PARABÉNS pelo Blog,
    Vladimir.

    • Author
      Nicole 15/09/2016 Reply

      Olá, Vladimir, infelizmente não conheço.
      Abraços e boa viagem!

  9. Ana Cris 03/10/2016 Reply

    Ola!
    Quero ir de trem de berlim ´para estação central de praga, mas só acho ticket com um trecho de ônibus entre Dresden e Usti Nad Labem
    É isso mesmo?

    Me ajudem por favor!
    Bjs

    • Author
      Nicole 04/10/2016 Reply

      Olá, Ana, tem um trem direto de Berlim a Praga sem precisar de trocas.
      Procura de Berlin hbf a Praha hl.n 🙂
      Abraços e boa viagem!

  10. Ana Cris 05/10/2016 Reply

    Oi Nicole!
    Obrigada por responder
    Mandei um email para as empresas Bahn e a tcheca CD e ambas disseram que não tem trem direto entre Berlim e Praga
    Vou pesquisar mais
    Obrigada

    • Author
      Nicole 05/10/2016 Reply

      Olá, Ana Cris,
      não sei o que está acontecendo, porque pra mim continua aparecendo on site deles. E há dois dias (no dia 03/10) eu comprei passagens para o trem Berlim-Praga e Praga-Berlim e viajei nele.
      Como pode? rss
      Me diz uma coisa, para que dia você comprou?
      Vou investigar o que está acontecendo…
      Abraços!

    • Author
      Nicole 05/10/2016 Reply

      Acabei de ver o que pode ser. Sua viagem vai ser entre 7 e 13 de novembro? Quando procurei a passagem de Berlim a Praga vi que tem um aviso dizendo que o esse trem (EC 171) não vai operar nesses dias. Da mesma forma o EC 178, que é o que opera a volta. :/
      Deve ser isso, me confirma se a sua viagem é entre essas datas, por favor 😉
      E dá uma olhadinha na Flixbus, eles tem ônibus direto, dura quase o mesmo tempo do que a ida direta de trem e a empresa é ótima!
      Abraços!

  11. Ana Cris 05/10/2016 Reply

    O atendimento ao consumidor da CD me disse que houve uma mudança dia 01/10. Inclusive estou tentando reaver meu dinheiro pois como eles não atualizaram o site acabei comprando um ticket onde se lia “without transferes” quando na verdade tem um trecho que tem que fazer de bus.
    Dá uma olhada depois se vc quiser

  12. Ana Cris 06/10/2016 Reply

    Comprei para o dia 07/11
    Comprei uma passagem de ônibus por 15 euros pela Students Agency. Dica de um amigo de Praga
    Veleu!
    Bjs

  13. Lidia 30/11/2016 Reply

    Nicole, boa tarde

    Compensa alugar carro em Berlim , estarei indo em maio de 2017 em 03 pessoas ,voces teriam alguma dica o que fazer na cidade iremos ficar 03 dias na cidade

  14. vyrginia da cruz rodrigues 28/12/2016 Reply

    Pensei em comprar indicando que vou fazer a parada, mas caso esteja muito cansada vou seguir direto, então não tem problema, certo? Preciso avisar algo para alguém ou é tranquilo mesmo?

    • Author
      Nicole 19/01/2017 Reply

      Olá, Vyrginia, se você comprar o bilhete promocional você só pode usar os trens especificados na passagem.
      Para ficar com liberdade, você deve comprar o bilhete em valor normal.
      Boa viagem!

  15. Denise 04/05/2017 Reply

    Boa tarde Nicole! Adorei suas dicas!
    Meu marido e eu iremos em Julho para a Europa e estamos querendo fazer esse stopover em Dresden (trajeto Berlin – Praga).
    Vejas se podes me ajudar, por gentileza!
    Minhas dúvidas são:
    Devo comprar os bilhetes com antecedência, pela internet, ou na hora consigo preços bons?
    O guarda volumes é fácil de usar? Será que tem bastante? Não corro o risco de não estar funcionando ou estar cheio?

    Desde já agradeço.
    Denise

    • Author
      Nicole 27/05/2017 Reply

      Olá, Denise,
      recomendo comprar com antecedência no site da Deutsche Bahn.
      Tem muitos guarda-volumes nas estações, não se preocupe.
      Abraços e boa viagem,
      Nicole

  16. Cláudia Guerra Garcia 30/07/2017 Reply

    Olá Nicole!

    Estou gostando do site e dicas, estou indo à Berlim, Desden e Praga entre os dias 10/08/17 a 23/08/2017, como costuma ser o clima nesta época e qual a sugestão de roupas a levar?

    Abraços!

    • Author
      Nicole 02/08/2017 Reply

      Olá, Cláudia, dá uma olhadinha nesse post aqui sobre o Clima em Berlim. As médias são parecidas nas três cidades.
      Boa viagem!

  17. Lenira 10/08/2017 Reply

    Oi Nicole e Pacelli! Queria uma dica de como chegar do aeroporto (TXL) ao centro da cidade… não tem aerobus tem?
    Também vou fazer a rota Berlim-Praga em 16/09… tem wi-fi no trem?
    Muito obrigada!

    • Author
      Nicole 14/08/2017 Reply

      Olá, Lenira, tem o ônibus TXL – ônibus de linha, expresso, que sai do aeroporto e vai até a Alexanderplatz no centro de Berlim, passando por várias paradas no centro da cidade. 😉
      Sobre wifi no ônibus, depende da companhia, recomendo checar no website.
      Abraços e boa viagem!

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*