Por que os alemães moram de aluguel?

Por que os alemães moram de aluguel? Uma pergunta que muitos se fazem

A Alemanha está em último lugar entre os países europeus em taxa de pessoas que moram em imóvel próprio.

De acordo com um resultado da Verbändebündnisses Wohnperspektive Eigentum, hoje em dia essa porcentagem fica em torno de 45%.

Em 2006, esse número era um pouco menor, 43%.

Não é normal morar de aluguel na Europa?

Na verdade, não.

Na média, 70% dos europeus moram em seu próprio imóvel. De acordo com o site Statista, recentemente a porcentagem da alemães morando em casa própria passou dos 50%. (Depende da fonte que você olha)

Mas mesmo assim, quando comparamos esse número com o de outros países europeus, a Alemanha fica na lanterna.

Porcentagem de pessoas que moram em casa própria por país

Por que os alemães moram de aluguel?

Porcentagem de pessoas que moram em casa própria por país. Fonte: Statista 2017 – Elaboração própria

E em cidades grandes a proporção é ainda menor, cerca de 27%, já que poucos conseguem  comprar a própria casa.

Entre os jovens a proporção é claramente menor. Mas não só eles, um grupo de faixa etária mais elevada parece viver cada vez mais de aluguel.

De acordo com o jornal alemão FAZ, a porcentagem de alemães entre 30 e 40 anos morando na própria casa caiu 10% de 2002 pra cá.

E por que na Alemanha se vive mais de aluguel?

Uma das razões mencionadas é o tempo de estudo. Muita gente entra no mercado de trabalho já mais velha, muitas vezes beirando os 30 anos. Isso significa que a aquisição da casa própria vai ficando pra depois.

Porém, aparentemente, há outros motivos. Um deles, inclusive, diretamente relacionado à destruição da Segunda Guerra. Com as cidades destruídas, muitos prédios foram construídos direcionados ao aluguel. Morar dessa forma acabou se tornando um costume.

Outro fator interessante é o padrão de qualidade da moradia na Alemanha. Independentemente de se você mora de aluguel ou em casa própria, a construção do imóvel será normalmente de alto nível.

Um nível excelente para padrões europeus. Isso significa que você não precisa ter a casa própria para morar bem.

Ainda de acordo com a reportagem do FAZ, imóveis alugados na Inglaterra, por exemplo, têm uma fama de serem inferiores.

Muita gente se sente realmente confortável em viver de aluguel por aqui. Muito dificilmente vão te perguntar quando você pretende adquirir a casa própria. Isso praticamente não é um tema.

Até porque as leis de aluguel protegem bastante o inquilino. Comparativamente com outros países europeus, o inquilino na Alemanha é muito mais protegido.

Os custos para a compra e venda de imóveis são altíssimos. Em alguns estados a taxa passa de 6%. Soma-se a isso a taxa do cartório, 1,4% e ainda os gastos com a corretagem. Isso tudo, claro, assusta muita gente.

Em outros países europeus, principalmente Inglaterra, esses custos costumam ser bem menores. Isso facilita a compra da casa própria e a liquidez do mercado.

Mas a tendência é de alta

Sim, cada vez mais os alemães buscam adquirir a casa própria. Mesmo sendo bem OK morar de aluguel e apesar dos altos custos.

Isso porque há um certo medo de inflação na Alemanha. Mesmo ela estando abaixo de 2% há uns bons anos. É que os alemães são bem cuidadosos com o suado dinheiro. Já escrevi sobre um tema relacionado aqui.

Então a compra de um imóvel se torna atrativa, já que a inflação não corrói seu valor.

O governo também se mostra preocupado com a dificuldade que a população tem, principalmente de grandes cidades, de comprar  a casa própria. Até porque os gastos com moradia na Alemanha ultrapassam os 30% do orçamento familiar, o que compromete boa parte da renda.

E é por isso que hoje já há alguns incentivos. Linhas de financiamento bem vantajosas e propostas de mudanças tributária. Quem comprasse o primeiro imóvel estaria, por exemplo, isento de várias taxas.

É por isso que ao longo dos últimos anos, cada vez mais alemães têm procurado a casa própria.


Fontes:

Jornal FAZ (em alemão): Warum die Deutschen eher zur Miete wohnen?

Deutsche Welle: Cresce a tendência da casa própria na Alemanha.

Fatos sobre a Alemanha (Tatsachen ueber Deutschland): Como vivem os alemães?

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

4
0

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*