Home O que fazer em Berlim Castelo de Berlim

Castelo de Berlim

5
7
castelo de berlim 1685
No ano de 1685, o castelo de Berlim ainda era de fato um castelo…

O castelo da cidade de Berlim… essa é uma história polêmica.

O “Berliner Stadtschloss” começou a ser construído ainda em 1443. Inicialmente o castelo era a residência do príncipe eleitor de Brandenburgo, depois tornou-se residência do Rei da Prússia e Imperador alemão.

Depois da Revolução de Novembro de 1918, que culminou no término da Primeira Guerra Mundial e o início da Democracia Parlamentarista Alemã, o castelo passou a ser usado como museu.

Castelo de Berlim em 1900

Durante a Segunda Guerra Mundial o castelo foi bastante abalado e, com a divisão da cidade, passou a pertencer à parte oriental e comunista.

Poucos anos depois do término da Guerra, em 1950, o secretário-geral do SED (partido que governava a Alemanha Oriental), Walter Ulrich, resolveu derrubar o castelo, pois esse representava uma época de dominação monárquica e poder financeiro.

E lá se foi o castelo de Berlim, que fazia parte do cenário berlinense desde o século XV

Só então na década de 1970 (de 73 a 76) é que algo foi construído no lugar do antigo castelo: o “Palácio da República” (Palast der Republik), que veio a ser o centro do governo da Alemanha Oriental, símbolo do governo comunista:

palácio castelo berlim
Istvan [3], Palast der Republik DDR 1977, CC BY-SA 3.0

Em 2006, o governo alemão resolveu demolir o Palácio da República e reconstruir o Castelo da cidade

Nem todos concordaram com isso, houve protestos, alguns perguntavam, ironicamente, quando o rei voltaria.

Ainda assim, entre 2006 e 2008 o Palácio da República foi demolido e as obras para reconstrução do Castelo de Berlim, que iriam começar em 2010, foram adiadas para recomeçar apenas em 2014 (devido a medidas econômicas de retração).

Agora lançaram um novo plano de reconstrução, em que o castelo deve estar pronto até o ano de 2019.

Você pode visitar o site do castelo, e até fazer uma doação para ajudar na sua reconstrução. Basta acessar o site do Stadtschloss Berlin.

Uma exposição sobre o antigo castelo, o plano de construção do novo, a planta e outros maiores detalhes, você encontra na Humboldt-Box, estrutura temporária montada no meio da ponte do castelo.

Dentro há também um café/restaurante e um terraço com uma boa vista para o jardim do antigo castelo, também da Unter den Linden e do bairro do Mitte. A entrada para a exposição na Humboldt-Box é agora gratuita.

Você pode comprar ingressos que já incluem um café com bolo, uma tradição bem legal aqui da Alemanha. Para reservar, basta acessar aqui.

Como chegar no castelo de Berlim:

A Humboldt-Box e o jardim do antigo (e futuro) castelo ficam na beira do rio Spree, na frente da ilha dos Museus. Você chega nela facilmente através dos ônibus 100 ou 200, na parada “Lustgarten”. Para saber mais sobre a rota turística do ônibus 100, acesse aqui.

Conheça outros pontos turísticos de Berlim clicando aqui.

E se você tem interesse em saber em que podemos ajudar na sua viagem, fale conosco. E não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo! 🙂


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

7 COMMENTS

  1. Só graças a vocês descobri o que é e pra que serve a tal box.
    Chego aí esta semana e vou visitá-la.
    Obrigada!

  2. […] Na construção do Palácio da Cidade de Berlim, apenas nos dias 13 e 14/10/15, será projetada a fachada original do Palácio, a que ainda será reconstruída. Visitantes poderão ter uma ótima ideia de como ficará depois de pronto. (vem conhecer a história do “castelo” de Berlim aqui). […]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.