10 dicas para você não fazer feio no transporte em Berlim

Nós juntamos aqui 10 dicas para você não fazer feio nos metrôs, trens, ônibus e estações em Berlim:

[nos ônibus]

(Fonte: ddp. Retirado do site do Berliner Morgenpost)

(Fonte: ddp. Retirado do site do Berliner Morgenpost)

1) Diferentemente dos metrôs e trens, nos ônibus os bilhetes devem ser apresentados ao motorista na entrada (mesmo que muitas vezes ele nem olhe). Portanto, embarque com o bilhete em mãos, não deixe para procurá-los quando já entrou no ônibus. É sempre bom evitar que o motorista fique de cara feia por você estar atrapalhando o rígido cumprimento do horário dele.

2) Evite comprar o bilhete com o motorista. Na verdade isso é permitido, mas como o motorista é muito cobrado para chegar em todas as paradas exatamente no minuto programado, isso pode tomar um tempo que ele não tem. Ainda assim, se for inevitável, esteja sempre com o dinheiro separado para a compra dos bilhetes.

3) Não saia pela porta da frente. A porta da frente é para a entrada de passageiros e as portas de trás para a saída.

4) Não é preciso sinalizar para o ônibus parar. Se houver alguém na parada, ele vai parar independentemente de qualquer sinal.

[nos metrôs e trens]

Berlim - Metro

Metrô em Berlim

5) Nos metrôs (U-Bahn) e trens (S-Bahn) na Alemanha, não se passa por catraca ou por qualquer controle na entrada. Mas isso não quer dizer que você não precise comprar o bilhete. Tenha sempre o bilhete com você, pois você poderá ser fiscalizado enquanto estiver dentro do trem. E se você for pego no metrô ou trem sem o bilhete necessário, terá que pagar uma multa de até 40 euros (fora o constrangimento de ser “fichado” pelos controladores, bem como retirado do trem na estação mais próxima). E além do mais, o serviço é bom e o preço é justo, não tem justificativa para não comprar o bilhete, né verdade?!

6) Não esqueça que os bilhetes que você compra também precisam ser validados. Você faz isso numas maquininhas amarelas que ficam no início ou término da escada que leva até as plataformas. Para um fiscal, um bilhete não validado é a mesma coisa que não ter o bilhete; ou seja, passível de multa de até 40 euros. Os bilhetes para o dia inteiro ou para mais dias só precisa ser validado 1 vez.

7) Esta dica serve para qualquer situação que envolva portas: primeiro espere todos saírem e só depois entre! Serve para bancos, prédios, metrô… pra praticamente qualquer coisa, mas nos transportes é imprescindível.

8) Não coma dentros dos meios de transporte. Uma fruta ou algo leve normalmente não tem problema, mas jamais comidas quentes ou com cheiro forte. Você vai incomodar as pessoas e ainda pode ser que suje o local.

[nas estações]

Foto de Albrecht Mariz

Foto de Albrecht Mariz

9) Respeite o fluxo de pessoas: caminhe pela direita! E, no caso de mais de uma faixa de pessoas, fique mais à direita se estiver andando devagar.

10) Também serve para escadas rolantes: se for ficar parado na escada, faça-o pelo lado direito. Você vai ver como as pessoas mais apressadas passarão rapidinho pelo seu lado esquerdo.

Aproveita e aprende aqui a economizar no citytour de ônibus em Berlim ao passear pela cidade com o ônibus de linha 100. Outros posts sobre o transporte na cidade, você pode acessar aqui.

Precisando de um guia brasileiro em Berlim? Dá uma olhada nos nossos serviços e fala com a gente

Berlim, por quem mora e é apaixonado pela cidade.

Quem sou eu: Pacelli

Economista, mas apaixonado por filosofia, literatura, história e alta cultura, resolvi estudar os temas que aprecio em casa. Sempre procuro incluir essas temáticas nos meus posts sobre Berlim e Alemanha que você encontra por aqui.


Vale a pena comprar antecipadamente:


Que tal conhecer Berlim com a gente?

Nós saímos do Brasil e viemos para Berlim para iniciar uma atividade que nos traz muita felicidade: apresentar a vocês a cidade pela qual somos apaixonados.

Guia em Berlim, Passeio guiado em Berlim

Então se você está com viagem marcada para a capital alemã, entra em contato com a gente que será um prazer te acompanhar pela cidade mais interessante do mundo!


Não nos perca de vista! 

Pra receber em seu e-mail as novidades de Berlim e nossos posts completos é só assinar a nossa Newsletter.

Segue a gente no Facebook e no Instagram também!


Você quer organizar a sua viagem e ainda contribuir com o blog?

Você curte o nosso trabalho, pegou dicas legais aqui e gostaria de contribuir de alguma forma?

Nós fazemos parte de alguns programas de afiliados de empresas que conhecemos e confiamos. Se você usar algum de nossos links afiliados, nós ganhamos uma pequena comissão sem que você pague nada a mais por isso.

Não é massa?! Então abre e salva aí os nossos links no navegador de vocês:

Você pode usar esses links a qualquer momento e para qualquer tipo de serviço em qualquer lugar. Lembre-se apenas de salvá-los com o nosso número de afiliado ou de voltar aqui sempre que quiser usar algum deles.

A gente agradece de coração e interpreta como um sinal para continuar o trabalho por aqui! :)


Compartilhe o nosso trabalho:

Falar do nosso trabalho, comentar e compartilhar com os amigos é uma ótima maneira de nos ajudar a crescer!

Então vai lá, fala da gente pra alguém hoje... :)

33 Comments

  1. Anônimo 04/03/2013 Reply

    Os guias mais bem informados de Berlim. Beijos.

  2. Alessandro Paiva 05/03/2013 Reply

    Esse blog é perfeito! 🙂

  3. Jaryele Moraes 12/03/2013 Reply

    Amei o blog! Muito perfeito! Já estive na Alemanha mais foi só um passeio (acabei me apaixonando pelo país)… Enfim em junho estou indo morar em berlim e já estou super ligada nas dicas do blog que com certeza vão me ajudar e muito. 😀

    • Nicole 12/03/2013 Reply

      Obrigada, Jaryele!! Bom demais receber comentários assim! Precisando de qualquer dica, é só mandar por aqui! Em breve vamos postar mais coisas sobre a vida na Alemanha… Abraços!

  4. Carlos Albrecht 27/03/2013 Reply

    Eu já havia comentado pelo FB que as informações aqui apresentadas são muito úteis e inteligentes e venho prestigiar e fazer meus elogios direto aqui no Blog também!!!

    Simplesmente Sensacional!!!

    Parabéns.

    Ps: Gostaria de ver aqui informações sobre trabalho!!!

    SUCESSO.

    • Nicole 27/03/2013 Reply

      Obrigada, Carlos!! Vamos começar a postar mais na novíssima categoria “Vida na Alemanha” e nela pretendemos falar sobre trabalho também. 🙂 Continua ligado!
      Abraços

  5. Marcus 25/05/2013 Reply

    Quando voltar na Alemanha, quero contar novamente com os serviços de vcs. Nota 10.

    • Nicole 25/05/2013 Reply

      Obrigadaaa! Adoramos passear com vocês e é claro que passearemos com muito prazer de novo e de novo, rs 🙂

  6. André 06/10/2013 Reply

    Boa tarde Nicole, viu como e aonde compro o bilhete do ônibus 100 para passear por Berlim? Outra coisa, não sei falar alemão, mas consigo arranhar legal no inglês, o que você me recomenda quando for falar com alguém? Me falaram que o povo alemão não gosta que chegamos falando em inglês de cara…Obrigado

    • Nicole 28/10/2013 Reply

      Olá André! O bilhete você compra no próprio ônibus com o motorista, é só indicar que quer 1 single ticket ou 1 day ticket. O bilhete vai servir para todos os tipos de transporte da cidade.
      Nunca ouvi falar que os alemães não gostam de quem chega falando inglês de cara não… a única coisa que vai acontecer é você se deparar com pessoas que não sabem falar inglês, e elas vão dizer que não sabem e vão sair (não vão tentar gesticular ou falar alemão devagar e alto acompanhado de gestos para fazer você entender não). Mas não desista, você vai encontrar alguém que sabe falar inglês (mire nas pessoas mais novas) e que seja da cidade ou possa te ajudar 🙂
      Espero ter ajudado! Abraços

  7. Gustl Rosenkranz 06/12/2014 Reply

    Parabéns pelo artigo. Porém, quanto à dica 3): Essa regra de não sair pela porta da frente não existe. Na verdade, pode-se embarcar ou desembarcar no ônibus por qualquer porta. Normalmente as pessoas evitam sair pela frente por ser mais estreita que a porta do meio ou do fundo, mas proibido não é.

    • Nicole 08/12/2014 Reply

      Obrigada pelo comentário, Gustl. É mais uma regra de conduta, porque em paradas muito cheias e mais turísticas (que há grande probabilidade de ter pessoas comprando na entrada) fica impossível sair pela frente sem levar reclamação ou olhares mal humorados. Até em ônibus quase vazio eu já levei bronca de motorista por sair pela frente… vai entender 😉
      Melhor evitar.

  8. Joana Soares 13/04/2015 Reply

    Olá! Gostaria de saber se eles anunciam parada a parada do ônibus. E para descer, existe algum botão ou algo assim para avisar ao motorista que queremos sair na próxima parada? Obrigada!

    • Nicole 14/04/2015 Reply

      Olá Joana! Eles anunciam a parada e também tem um painel eletrônico dentro do ônibus mostrando cada parada (caso seja difícil entender pela pronúncia em alemão). Tem uns botões por todo o ônibus com “STOP” para você apertar quando quiser descer – bem intuitivo. 😉

      • Joana Soares 28/04/2015 Reply

        E nos bondes (tram)? Como funciona para solicitar a parada e para saber em que ponto estou? Obrigada! 🙂

        • Nicole 28/04/2015 Reply

          Funciona do mesmo jeitinho que nos ônibus; basta apertar o botãozinho de stop e descer. As paradas você vê na tela eletrônica dentro do tram.
          A única diferença é que no bonde não dá pra comprar o ticket com o “motorista”. Aí ou você já compra numa máquina em qualquer estação ou você compra numa máquina dentro do tram, o que eu não recomendo – geralmente é mais complicado e também tem que ser com moedas. 😉

  9. Joana Soares 22/04/2015 Reply

    Obrigada pelo retorno Nicole! Por favor, ainda uma dúvida com relação ao padrão de tomadas em Berlim. Pelo que pesquisei é semelhante ao de dois pinos usado no Brasil. É isso mesmo? Ou precisa adaptador? Aliás, acho que esse assunto renderia um post bacana, pois está difícil encontrar uma informação clara nesse sentido na blogosfera! Muito obrigada por sua atenção!

    • Nicole 23/04/2015 Reply

      Obrigada pela pauta, Joana. Vamos considerar 😉
      A tomada de dois pinos brasileira entra aqui sem problemas. A única coisa que você deve atentar é que aqui a tomada é “enfiada” num buraco redondo, então se o seu adaptador de dois pinos for muito largo e quadrado, não entra. Mas as tomadas normais de dois pinos entram (o carregador da apple entra, por exemplo).
      Espero ter ajudado, rs.

      • Joana Soares 23/04/2015 Reply

        Entendi. De todo modo, vou levar meu carregador universal, então. Muito obrigada por sua atenção e um grande abraço!

  10. Marcelo Souza 09/11/2015 Reply

    Olá…
    estamos colhendo todas as suas dicas mas fiquei com uma dúvida.
    Se eu comprar o bilhete de 7 dias para transporte no Aeroporto Tegel para o centro poderei pegar o JetExpress TXL ou tenho que comprar um bilhete separado para este ônibus específico?
    Obrigado e parabéns pelo site.
    Marcelo souza

    • Nicole 09/11/2015 Reply

      Olá Marcelo!
      O ônibus TXL é um ônibus de linha comum, você pode usar o bilhete de 7 dias sim 🙂
      Abraços!

  11. Danilo 10/12/2015 Reply

    Olá, boa tarde, tudo bem? Estou indo a Berlim em Março, ficarei 3 dias na cidade. Vou chegar em Tegel, qual lugar exatamente do aeroporto que eu compro o bilhete? E qual local eú pego o ônibus que me leva ao centro da cidade? Exite um passe para 3 dias? Pude perceber que o metrô é muito grande, estou com muito medo de me perder, pois não falo alemão e muitíssimo pouco ingles!!! Obrigado pelas informações.

    • Nicole 15/12/2015 Reply

      Olá Danilo, pra pegar o ônibus TXL lá na saída do aeroporto, basta seguir as plaquinhas com indicação de BUS (tem um ônibus desenhado também). O aeroporto é bem organizado e é em forma poligonal, o que ajuda na visibilidade do pátio quando se vai pro lado de fora. Portanto, saindo em qualquer saída, basta olhar pros dois lados e já verás alguma parada de ônibus. 🙂 O ônibus TXL leva a várias paradas no centro da cidade.
      Existe um passe de turista para 3 dias, mas não necessariamente vale a pena – a não ser que você queira usufruiu dos descontos que ele concede. Geralmente o mais barato é comprar o passe diário quando se vai usar o transporte pelo menos 3x ao dia, ou comprar 4 bilhetes juntos (tem desconto) para usar individualmente em dias que se use o transporte menos de 3x.
      Abraços e boa viagem!

  12. Lucas Castro 28/02/2016 Reply

    Olá. Por favor, onde se compra o bilhete? Como validá-lo? Quando se entra no ônibus, é só ir até o motorista e mostrá-lo a ele?

    • Nicole 28/02/2016 Reply

      Olá Lucas, o bilhete você pode comprar em três locais diferentes:
      – nas máquinas em qualquer estação;
      – nos guichês da BVG em estações grandes;
      – diretamente com o motorista do ônibus.

      Valida-se em maquininhas amarelas (metrô e ônibus) ou vermelhas (S-Bahn) direto nas estações (dos lados das máquinas de venda) ou dentro do ônibus, assim que passa pelo motorista. E sim, é só entrar no ônibus pela frente e já ir mostrando o ticket ao motorista (ou comprá-lo diretamente com ele).

      Espero ter ajudado 🙂

  13. Emily 02/03/2016 Reply

    Olá, não entendi uma coisa…
    por exemplo quero utilizar o transporte publico (U-bahn, S-bahn, bus, linha 100 etc) por todos os dias que ficarei em Berlim, serão 6 dias.
    Nesse caso, preciso comprar qual bilhete? sempre que eu for utilizar? ou tem algum específico que vale por todos esses dias.. ?
    também, em relação a validação destes… quando farei? toda vez que eu for usar o transporte? ou é por dia?
    Compro o bilhete nessas maquinas mesmo? nesse caso ja sai validado? e essas maquinas tem em ingles?
    Obrigada pelas informações.

    • Nicole 03/03/2016 Reply

      Olá Emily, o bilhete você pode comprar em três locais diferentes:
      – nas máquinas em qualquer estação;
      – nos guichês da BVG em estações grandes;
      – diretamente com o motorista do ônibus.

      As máquinas possuem opções de outras línguas, como inglês, francês e espanhol.
      Valida-se na primeira vez de uso em maquininhas amarelas (metrô e ônibus) ou vermelhas (S-Bahn) direto nas estações (dos lados das máquinas de venda) ou dentro do ônibus, assim que passa pelo motorista.

      Para você que vai passar 6 dias, vale a pena comprar o bilhete semanal. Você pode conferir os preços no site da BVG. Ele valerá por 7 dias para todos os transportes públicos (U-Bahn, S-Bahn, bonde, Ônibus, tudo…).

      Espero ter ajudado 🙂

  14. Emily 03/03/2016 Reply

    Ajudou mto, obrigada!!!

    • Nicole 03/03/2016 Reply

      Fico feliz! Tenha uma ótima estadia aqui em Berlim!

  15. Jacqueline 29/12/2016 Reply

    Nicole, bom dia.
    Sou Jacqueline, brasileira. sou assistente social, tenho pós em análise psicossocial. Tenho primos que moram em Berlim.mas não estão envolvidos em questões acadêmicas. Eu gostaria muito DE FAZER MESTRADO NA ÁREA SOCIAL. MAS EM UMA FACULDADE QUE ACEITE O INGLÊS. NÃO DOMINO ALEMÃO. vc pode me ajudar?

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*